A sujeirada do MUV contra os associados do Vasco
Desde 05/02, o cenário mudou em São Januário.
A SECRETARIA do clube, a partir daquela data, não mais se recusou a protocolar declaração e xerox de documentos dos associados do Vasco e evidenciou-se, de forma clara, qual a intenção presente por parte da gestão MUV/Dinamite em relação aos associados do clube, discriminados por ela.
No mesmo dia, por volta das 11:00 horas, estivemos na sala próxima ao portão 19 – indicada na carta ameaçadora enviada aos sócios do Vasco – a fim de ter uma explicação a respeito do porquê de se considerarem fichas totalmente preenchidas por sócios, entre os meses de março e abril de 2013, supostamente incompletas.
Os atendentes nos mostraram dois exemplares de fichas, ambas com o TIMBRE DO CLUB DE REGATAS VASCO DA GAMA, e disseram ter-lhes sido dada a ordem para que, na prática, IGNORASSEM uma das fichas e orientassem o associado do clube a preencher uma segunda ficha.
Ocorre que além de ambas as fichas terem o TIMBRE do clube a diferença delas reside em:
Primeira Ficha: Preenchimento previsto:*
Nome do Proposto:
Categoria:
Matrícula (Incumbência da secretaria)
Espaço para foto:
Nome da Mãe:
Nome do Pai:
Data de Nascimento:
Sexo:
CPF:
Telefone:
Telefone celular:
E-Mail:
Endereço Completo (itens abaixo)
Rua:
Número:
Complemento:
Bairro:
Cidade:
Estado:
País
CEP:
Assinatura do Proposto:
Assinatura do Proponente:
Data:
*Além disso, foi anexado à proposta – como prerrogativa para a aceitação por parte da secretaria de pagamento da taxa de adesão, da primeira mensalidade e da carteirinha de sócio – documento de identidade, CPF e comprovante de residência.
____________
A segunda ficha*, enviada intercaladamente à primeira, durante a campanha de associação realizada nos meses de março e abril de 2013, contém, além dos dados expostos na primeira, os seguintes:
Número da carteirinha: (Incumbência da secretaria)
Naturalidade:*
Estado Civil:
Número da Identidade:*
Empresa em que trabalha, função que ocupa e dados da empresa, tais como endereço, telefone, CEP, bairro, cidade, estado…, opção de endereço para cobrança (residencial ou comercial), condições de pagamento**
Referências pessoais (nome e endereço de duas pessoas que recomendam o novo sócio). ***
* Questão superada pela apresentação do documento de identidade
** Questão superada com o contato direto do associado e a secretaria do clube, via telefone ou e-mail.
*** Questão superada com a assinatura do proponente no local cabido para isso, conforme preceitua o estatuto do clube.
Claro está que os dados presentes no segundo modelo de ficha apresentado, que era intercalada com a primeira na SECRETARIA durante a campanha de associação EM MASSA realizada pelo Casaca! e acompanhada por grupos políticos menores e torcidas organizadas, em nada invalidam a primeira inscrição e que o fato de serem ou não passados os dados solicitados não modifica em nada a condição de sócio desfrutada pelas milhares de pessoas que adentraram no quadro social do clube, cumprindo o estatuto do Vasco, comprovando-se isso com o recebimento de matrícula e aceitação de pagamentos desde a segunda mensalidade por parte do próprio Vasco, além da utilização dos valores pagos para fins que satisfizessem à direção do clube.
Ademais o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, disse de forma clara ao diário Extra, a 21 de abril de 2013, em relação à entrada de novos sócios no clube naqueles dois meses: “Apoiamos isso de forma oficial. É importante o torcedor ter o direito de escolher. Isso ainda vai contribuir para o aumento da receita”.
O que se faz na tal sala, destacada na carta enviada aos sócios, é dar a ele sócio uma declaração, como se fosse a do próprio, dizendo que dados foram retificados e/ou que as exigências estatutárias estariam sendo cumpridas a partir do preenchimento de uma nova ficha, numa tentativa de considerar o já associado do clube como não sócio, apesar de possuir matrícula e pagar suas mensalidades mês a mês.
Perguntamos aos atendentes da tal sala próxima ao portão 19 porque a direção do Vasco simplesmente não ligava para o associado solicitando que se dirigisse ao clube para fornecer mais algum dado que porventura fosse de desejo do próprio clube. Este disse ter sido aventado isso, mas a alternativa não interessou aos idealizadores e condutores do processo.
Caberia ao Vasco, se a intenção da direção fosse boa de fato, individualmente comunicar o associado a fim de que sanasse apenas eventuais lacunas decorrentes do não preenchimento de um dado qualquer constante na ficha apresentada na secretaria e aceita e verificada pelo clube, afinal tal apresentação e posterior verificação não impediram a que o Vasco não só recebesse o valor das mensalidades (e usufruísse do valor), bem como matriculasse o associado no clube.
Diante disso, reiteramos que aqueles associados que receberam ou vierem a receber a infeliz carta do clube devem comparecer à SECRETARIA do Vasco, na sede de São Januário, trazendo novamente consigo:
Xerox da carteira de identidade
Xerox do CPF
Xerox do Comprovante de Residência
Além disso, deve ser protocolada uma declaração do associado, na qual este fará constar que compareceu naquela data com os itens acima, solicitando ainda a entrega da carteirinha paga há cerca de 10, 11 meses ao clube.
Estaremos, no sábado, de 09 às 12 horas, em frente ao portão principal da Sede de São Januário com o fim de orientar os associados do clube para o procedimento junto à SECRETARIA, solicitando mais uma vez que o associado traga consigo os itens indicados acima para que tal procedimento possa ser feito.
O que se faz com o associado do Vasco, discriminado, é atentatório contra seus direitos, um grande desrespeito e acima de tudo uma irresponsabilidade, lugar comum nessa gestão.
Equipe Casaca!
Fonte: Casaca