Clubes se valem de regulamento novo e aumentam busca por estrangeiros

Quarta-feira, 05/02/2014 - 15:19
comentário(s)

Os principais clubes brasileiros estão cada vez mais hospitaleiros para receber mão de obra importada. Já que a CBF atendeu o pedido dos dirigentes e aumentou de três para cinco o limite de estrangeiros por time em competições oficiais, os clubes aproveitaram e já há mais jogadores de fora nos 16 grandes clubes do país.

Existem hoje 46 atletas estrangeiros nos principais times. Levando em conta a mesma relação, 2013 terminou com a presença de 41 “forasteiros”. Mas o dado que mais mostra o efeito da mudança do Regulamento Geral de Competições é que o número de clubes com mais de três estrangeiros no elenco aumentou. Se 2013 terminou com cinco equipes incluídas nesse quesito, 2014 já tem sete nessa relação.

Depois de mudança aprovada pela CBF, número de 'importações' aumentou

A busca por jogadores internacionais vai além da questão técnica. Como os salários por aqui estão bem mais altos do que nos países vizinhos, trazer estrangeiros gera um alívio nos cofres.

– Isso abre o mercado, traz um aspecto positivo e não é só na questão econômica. Temos que abrir o leque de opções. Acredito que, no futuro, tenhamos um sistema parecido com o da Europa, por causa do Mercosul, e isso vai ficar ainda mais fácil – comentou ao L!Net Fábio Koff, presidente do Grêmio, um dos clubes que iniciou a discussão na CBF.

Para o economista Fernando Ferreira, membro da Academia LANCE!, o crescimento do mercado brasileiro também foi impulsionado pela crise nos vizinhos.

– Hoje o Brasil é para os sul-americanos o que Portugal era para nós: parada estratégica no caminho para as grandes ligas europeias. Somos 40% do PIB da região. E a depreciação dos países vizinhos contribuiu para isso – explicou.

Fernando ressalta que o percentual de estrangeiros que o Brasil abriga ainda é muito pequeno em relação às grandes ligas. Mas, pelo ritmo, estamos presenciando apenas o começo da abertura das fronteiras.

Fonte: Lancenet