O Vasco encerra nesta sexta-feira a sua pré-temporada na cidade de Pinheiral, interior do Rio de Janeiro. O período de treinos foi marcado por uma convivência tranquila entre jogadores e comissão técnica. Porém, dois fatos chamaram atenção. O primeiro envolveu a presença do presidente Roberto Dinamite no CT João Havelange, enquanto o diretor técnico Ricardo Gomes não apareceu no local.
O panorama mostrou a diferença em relação ao ano passado. Nos últimos meses, o mandatário, que por vezes se afastou do futebol, tem vivenciado mais o dia a dia cruzmaltino. Ele praticamente apresentou todos os sete reforços contratados até o momento.
Por exemplo. No último sábado, Roberto e o vice-presidente Antônio Peralta foram até Pinheiral apresentar o lateral Diego Renan. Depois, ainda se reuniram com conselheiros, dirigentes e jogadores para uma espécie de reunião e confraternização.
Em ano de eleição no clube, Dinamite mostra presença e tenta solidificar o terreno para a recuperação cruzmaltina dentro das quatro linhas, algo exaltado frequentemente pelo diretor executivo Rodrigo Caetano.
"Dividimos os trabalhos desde que voltei. Converso diariamente com todos os dirigentes e a participação do presidente está no processo. É muito importante alinhar objetivos e discursos no momento vivido pelo Vasco", afirmou.
Mas se a presença do presidente tornou-se constante, o mesmo não se pode dizer do agora diretor técnico Ricardo Gomes. Em 2013, o profissional permaneceu durante todo o tempo na cidade do interior acompanhando a delegação.
Desta vez, Gomes optou por ficar no Rio de Janeiro tratando a situação dos jogadores afastados do elenco. Entretanto, sua ausência foi bastante sentida por atletas e staff vascaíno. O dirigente é querido nos bastidores e considerado uma peça fundamental para a recuperação da instituição.
O Cruzmaltino trabalhou forte durante os treinos no CT João Havelange. Apesar do regime de concentração, os jogadores mostraram disposição em um ambiente de convivência tranquila. Inclusive, uma pelada entre jornalistas e comissão técnica foi organizada pelo diretor Rodrigo Caetano em um dos dias de atividade.
O Vasco encerra os trabalhos na manhã desta sexta-feira e retorna ao Rio de Janeiro. No sábado, o time estreia no Campeonato Carioca, contra o Boavista, às 19h30 (de Brasília), em São Januário. Será o primeiro passo para reconstruir novamente um dos principais clubes do país após o rebaixamento para a segunda divisão do Campeonato Brasileiro.
Fonte: UOL