"A amizade, nem mesmo a força do tempo irá destruir". Esse pequeno trecho da música 'A Amizade', do sambista Arlindo Cruz, serve para resumir a relação de dois jogadores relacionados pelo treinador Aguinaldo Sorato para a próxima edição da Copa São Paulo. Nascidos no mesmo ano, em 1997, Bruno Cosendey e Caio Monteiro caminham juntos dentro do Vasco da Gama desde 2007, ano que defenderam a categoria pré-mirim do clube de São Januário. Quis o destino que os parceiros e amigos de longa data disputassem a primeira Copinha juntos.
O primeiro é meio-campo e teve sua primeira experiência no time sub-20 no final do ano passado no Campeonato Brasileiro. Já o segundo atua no ataque e chegou a ser convocado para a Seleção Brasileira Sub-17, porém fará sua estreia na categoria juniores na Copinha. Além de atuarem juntos há seis anos, Caio e Bruno estudam na mesma sala no Colégio Vasco da Gama. Os familiares também costumam se encontrar sempre, fato que serve para estreitar ainda mais a relação das duas promessas cruzmaltinas:
- Eles jogam se conhecem desde 2007. O Bruno chegou no Vasco e o Caio já estava lá. Assim como todos os jogadores, o Caio recebeu muito bem o Bruno. A amizade deles vem desde desse período. Eles costumam dividir quarto na concentração e possuem uma relação muito próximo fora do campo. Costumo dizer que a amizade surgiu fora e foi levada para dentro de campo. Como o Bruno é meia e o Caio é atacante, eles sempre atuam juntos. Um sempre costuma dar apoio para o outro. A minha família costuma viajar e conviver com a do Caio. É uma amizade verdade, sem interesse, até porque nenhum dos dois é ainda jogador de futebol - conta Alexandre, pai de Bruno Cosendey.
Foi Bruno que deu a Caio uma das melhores notícias da sua vida, a convocação para a Seleção Brasileira Sub-17. O artilheiro soube que havia sido chamado por Alexandre Gallo, treinador do time canarinho, graças a um telefonema de Cosendey. O jovem revelou essa informação em entrevista ao programa "Só dá Base" no mês de junho do ano passado (relembre):
- Nós esperávamos que o Caio fosse convocado para o torneio que seria realizado na Bahia, mas o nome dele não apareceu nessa lista. Foi quando saiu outra convocação na parte da noite e o Bruno viu no site da CBF o nome do Caio. Ele ligou para o Caio e mandou ele entrar no site. Eles vibraram juntos quando o Caio viu o nome dele lá. Eles possuem um entrosamento muito grande dentro do campo, talvez até por conta da posição de cada um. Um é o camisa 10 e o outro é o camisa 9. Eles se completam e se conhecem muito bem. Eles ficam sempre em contato, seja por Facebook ou por telefone. Eles ficam juntos sempre e quando viajam ficam no mesmo quarto. Eles se consideram irmãos. Nossas famílias também são amigas - disse Beto, pai de Caio.
Cosendey e Monteiro são dois dos três jogadores da geração 97 que já possuem contrato profissional com o Vasco. Os amigos repetirão em 2014 o feito alcançado pelo meio-campista Matheus Índio. Na temporada passada, o jovem da geração 96 também disputou a Copa São Paulo com 16 anos. Danilo, outro jovem do juvenil que fazia parte do grupo juniores, não participou do torneio por conta de uma lesão no joelho.
QUEM SÃO
Caio Monteiro: Iniciou a trajetória no Vasco da Gama em 2005 no Futsal e passou a jogar no campo no ano de 2007. Passou por todas as categorias da base cruzmaltina e só não foi artilheiro em sua primeira temporada no juvenil (foi desbancado por Renato Kayzer em 2013). Nasceu no ano de 1997 e já foi convocado para a Seleção Brasileira Sub-17. Estudante do Colégio Vasco da Gama, Caio possui contrato com o cruzmaltino até abril de 2016.
Bruno Cosendey: Iniciou a trajetória no Vasco da Gama em 2007. Assim como Caio, Bruno estuda no Colégio de São Januário e passou por todas as categorias da base cruzmaltina. É um jogador calmo, inteligente e que possui uma boa visão de jogo. Por ser forte fisicamente e possuir um bom passe, também atua como segundo volante. Nasceu no ano de 1997 e possui contrato com o Vasco até março de 2016
MOMENTOS DA DUPLA NO VASCO
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco