Os judocas surdos Adalberto Trigueiro (Tori) e Alexandre Fernandes (Uke) participaram da 1a Etapa do Circuito de Katas da FJERJ no dia 15 junho, na Escola Naval, onde também aconteceu o 2º Módulo de Estágio Técnico. A dupla da AVD/Vasco conquistou o Ouro no Nage no Kata - Dangai Faixa Marrom com a pontuação de 372,5. O segundo e terceiro colocados fizeram 339 e 317,5 pontos, respectivamente.
A 1a Etapa do Circuito de Katas homenageou o Kodansha Gilberto Cheble, que é membro da Comissão de Graus e da Arbitragem da FJERJ. A etapa contou com a participação de 8 agremiações.
"Os atletas evoluíram muito desde a sua participação no Mundial de Katas de Surdos em 2012, na Venezuela. No mundial o Bronze conquistado não foi muito bem aceito pela comissão técnica brasileira, principalmente quando a comissão (arbitragem) que avaliou informou que perderam muitos pontos devido a diferença de estatura. O que não interfere em nada já que o mais baixo é o Tori e o mais alto é o Uke. Este ouro chega para mostrar o quanto a CBDS errou ao cortá-los do Surdolímpico este ano na Bulgária, em virtude da exigência de se pagar diretamente a Confederação sem que a mesma tivesse 3 orçamentos como é exigido quando se firma convênios com os governos. O pódio era certo para as nossas duas duplas, tendo em vista o nível apresentado no último mundial de surdos." Declarou o Técnico Eduardo Duarte