Pelo aproveitamento de pontos em 2013, o Cruzeiro foi o melhor time do ano, e o Vasco, pior. É o que mostra um levantamento do blog em cima do desempenho obtido pelas 17 principais equipes brasileiras neste ano.
Para estabelecer um ranking do ano, foi simplesmente considerada a pontuação obtida pelos clubes em todas as competições oficiais e o número de jogos disputados. Entraram na análise o Brasileiro, Copa do Brasil, Estaduais, Libertadores, Copa Sul-Americana, Mundial, Copa Suruga e Recopa, todas com chancela de entidades. Foram desconsiderados os amistosos.
É óbvio que a campanha no Brasileiro aumentou o aproveitamento geral do Cruzeiro, assim como influenciou a campanha de todos os outros times visto que representa mais da metade dos jogos do ano. O Vasco, por exemplo, também foi o pior time entre os grandes no Nacional.
Mas o ótimo desempenho do time mineiro se estendeu por outras competições se levarmos em conta os pontos obtidos. O problema é que, com mata-matas, acabou eliminado ou perdendo o título na final, na Copa do Brasil e no Mineiro. Mas impressiona seu aproveitamento de 75,7%, bem acima de todos os outros times.
Ressalte-se que o levantamento não levou em conta a força de cada campeonato. Isso por exemplo colocou o Palmeiras na segunda posição em aproveitamento visto que teve larga vantagem na Série B. O time alviverde foi o único da Segundona incluído na amostragem, ou seja, há um porém na sua posição.
Lembre-se também que os Estaduais têm dificuldades diferentes, o que favorece times como o Goiás, por exemplo. Mas sem a boa campanha no Nacional e na Copa do Brasil, o time goiano não estaria tão bem posicionado. Feitas essas ressalvas, veja abaixo o ranking de aproveitamento no ano:
1 – Cruzeiro – 75,7%
2 – Palmeiras* – 62,25%
3 – Botafogo – 62,18%
4- Atlético-MG – 60%
5 – Goiás – 59,1%
6 – Atlético-PR – 57,3%
7- Flamengo – 57,35%
8- Vitória – 56,2%
8 – Santos – 55,1%
9 – Internacional – 54,9%
10- Coritiba – 54,1%
11- Corinthians – 52,44%
12- Grêmio – 52,3%
13- São Paulo – 50%
14- Fluminense – 48,5%
15- Bahia – 46%
17- Vasco – 44,7%
*Disputou a Série B do Brasileiro
Fonte: Blog do Rodrigo Mattos - UOL