A novela em que se transformou o fim do Campeonato Brasileiro deve chegar ao fim nesta sexta-feira, 27, a partir das 11h. Embora o fim mais provável seja o rebaixamento da Portuguesa, já decidido em 16 de dezembro, há ao menos mais quatro cenários possíveis.
O julgamento, agora, acontece no Pleno do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva), a segunda e última instância da justiça desportiva. A corte é formada por nove auditores, que julgam recursos sobre decisões tomadas por uma das cinco comissões disciplinares – que formam a primeira instância.
O STJD irá julgar quatro recursos. A Portuguesa pede o cancelamento da decisão que fez o time perder quatro pontos por escalar Héverton na última rodada, contra o Grêmio. O jogador deveria estar cumprindo suspensão naquele dia, embora a Lusa argumente que não foi avisada disso.
O Flamengo também pede a reconsideração em um caso semelhante. O clube carioca perdeu quatro pontos por escalar André Santos também na última rodada. Uma decisão favorável ao Flamengo só provocaria o rebaixamento do Fluminense se a Portuguesa também for absolvida.
Se os recursos de Portuguesa e Flamengo podem ser considerados difíceis, o Vasco tenta reverter o rebaixamento pedindo a impugnação da partida contra o Atlético-PR, quando ocorreu uma briga generalizada entre torcedores dos dois times.
O pedido do Vasco foi recusado duas vezes pelo presidente do STJD, Flávio Sveiter. Nesta sexta, o pleno vai avaliar se o assunto deve passar pelo crivo dos auditores na sessão.
O último processo na pauta do Pleno envolve o campeão Cruzeiro, que relacionou o goleiro Elisson na partida contra o Vasco, pela 36ª rodada. O Cruzeiro foi absolvido em primeira instância. Mesmo que seja punido nesta sexta-feira, não perderá o título, pois terminou o torneio com 11 pontos de vantagem para o segundo colocado.
O Pleno é formado por nove auditores. O julgamento de cada recurso segue o mesmo rito. O relator do processo lê um resumo do caso e faz suas considerações, indicando seu voto. A defesa do clube que pediu o recurso apresenta seus argumentos e pode, inclusive, chamar testemunhas.
Na sequência, começa a votação. Vence a posição que tiver a maioria dos votos (a partir de cinco).
Cenário 1: Portuguesa rebaixada; Fluminense e Flamengo na Série A
A Lusa será rebaixada se o seu recurso for negado, e o Pleno do STJD mantiver a sentença do julgamento de 16 de dezembro. Portuguesa e Flamengo, então, perdem quatro pontos cada por terem escalado de forma irregular Héverton e André Santos, respectivamente. A Portuguesa ficará com 44 pontos na 17ª posição. Flamengo, com 45, e Fluminense, com 46, escapam da degola.
O resultado será o mesmo para a Lusa se os auditores resolverem aceitar a defesa do Flamengo e suspender apenas a punição dada ao clube carioca. Neste cenário, só a Portuguesa perderia os quatro pontos. O Flamengo teria, então, 49 pontos. A Portuguesa, porém, continuaria com 44 e seria rebaixada, livrando o Fluminense
Cenário 2: Fluminense rebaixado; Portuguesa e Flamengo na Série A
O Fluminense sairá do julgamento desta sexta-feira rebaixado se o Pleno do STJD entender que a decisão do dia 16 de dezembro está equivocada tanto para o Flamengo quanto para a Portuguesa. O tribunal perdoaria a escalação de Heverton e André Santos e cancelaria, portanto, a perda de pontos dos dois times.
Nessa hipótese, o Fluminense é rebaixado com seus 46 pontos. Portuguesa, com 48, e Flamengo, com 49, ficariam em 12º e 11º lugares, respectivamente.
Cenário 3: Flamengo rebaixado; Fluminense e Portuguesa na Série A
O Flamengo pode ser rebaixado caso o STJD entenda que os cariocas escalaram André Santos de forma irregular, embora a Portuguesa não tenha cometido nenhuma ilegalidade ao colocar Héverton em campo.
Se essa tese prevalecer, o Flamengo cai pra Série B com 45 pontos. Portuguesa, com 48, e Fluminense, com 46, estariam livres do rebaixamento.
Cenário 4: Vasco e Fluminense na Série A; Portuguesa e Flamengo rebaixados
O Vasco está pedindo, no Pleno do STJD, que a derrota por 5 a 1 para o Atlético-PR seja impugnada, o que daria três pontos para os cariocas. O pedido do Vasco já foi rejeitado duas vezes pelo presidente do STJD, Flávio Sveiter. Mesmo assim, num cenário fictício, o Vasco ficaria longe da zona de rebaixamento, com 47 pontos – um a mais que o Fluminense.
Caso as punições a Flamengo e Portuguesa sejam mantidas, os dois times seriam rebaixadas.
Cenário 5: Vasco, Portuguesa e Flamengo na Série A; Fluminense rebaixado
Se os recursos de Vasco, Portuguesa e Flamengo forem aceitos nesta sexta-feira, o Fluminense e o Criciúma seriam rebaixados.
Fonte: UOL