Com o uruguaio Martín Silva, Vasco pode voltar a ter um jogador numa Copa do Mundo após 16 anos

Quinta-feira, 26/12/2013 - 07:19
comentário(s)

A chegada de Martín Silva para a meta vascaína faz com que o Gigante da Colina volte a ter chance real de contar com pelo menos um jogador na Copa do Mundo de 2014. Afinal, Silva foi um dos 3 goleiros do Uruguai nas 3 últimas competições de que a Celeste Olímpica participou: A Copa do Mundo de 2010, a Copa América de 2011 e a Copa das Confederações de 2013.

Desde 1998 um jogador do Vasco não disputa uma Copa do Mundo. Na ocasião, o goleiro Carlos Germano foi o reserva imediato de Taffarel na Seleção Brasileira que perdeu para a França (3 a 0) na decisão do Mundial. O último cruz-maltino a entrar em campo numa Copa do Mundo foi Ricardo Rocha, em 1994. Nesse ano, o Brasil conquistou a competição após 24 anos de jejum.

O Vasco é o 3º clube que mais forneceu jogadores para a Seleção Brasileira em Copas do Mundo: foram 35 atletas (o Botafogo lidera com 46 e o São Paulo vem a seguir com 42). Caso Martín Silva fique em São Januário até junho e de fato seja convocado para a seleção uruguaia, será a 1ª vez que o Vasco cederá um jogador para um selecionado estrangeiro numa Copa do Mundo.

Outra curiosidade em torno da vinda de Martín Silva para a Colina é que na última Copa do Mundo disputada no Brasil, em 1950, nada menos do que 8 dos 22 jogadores do "escrete" eram do Vasco: Barbosa, Augusto, Eli, Danilo, Alfredo II, Maneca, Ademir e Chico. A Seleção Brasileira acabou derrotada, na final, pela uruguaia (2 a 1). Agora, em 2014, quando a Copa do Mundo volta ao Brasil, é justamente o Uruguai, campeão de 1950, que pode ter o único jogador cruz-maltino na competição.

Fonte: NETVASCO