Campeã Estadual Sub-15 em 2011, a Geração 96 do Vasco da Gama foi bastante modificada nos últimos dois anos. Apesar de ter levado o clube a terceira colocação na última edição da Copa Rio Juvenil, os jovens que se despediram do Sub-17 na atual temporada deixaram a desejar no segundo semestre e terminaram o ano em baixa.
Alguns atletas, casos de Renato Kayzer, Lucas Barboza, Juninho, Lorran, Índio e Danilo, foram promovidos para o juniores, mas outros ainda lutam para conquistar um espaço na nova categoria. Devido aos compromissos do time sub-20, os jogadores nascidos no citado ano serão avaliados de maneira mais efetiva durante o Campeonato Estadual. Será nessa competição que eles tentarão provar para o técnico Aguinaldo Sorato que merecem permanecer no grupo.
Treinador da Geração 96 nos últimos três anos, o ex-lateral Cássio Barros acredita que alguns atletas terão dificuldade para se adaptar ao sub-20 devido ao fato de não terem recebido muitas oportunidades ao longo das últimas temporadas. O técnico revelou o motivo desse fato ter acontecido:
- Quando você está na categoria juvenil você precisa buscar fazer o seu melhor e encarar as coisas com mais profissionalismo. Você não pode deixar para fazer isso apenas no juniores. Hoje a transição é muito rápida. Nós temos jogadores nascidos em 97 no juniores. O Lorran é 96 e já esteve no profissional. O Danilo e o Índio também. Nosso grupo 96 era muito bom. Nós éramos um dos grupos 96 mais fortes do país. Por conta do nível desses jogadores, os demais atletas tinham dificuldade de jogar para evoluir. Nós tínhamos onze jogadores com um nível muito alto. A maior prova disso é que tínhamos seis jogadores na Seleção. Era um grupo muito forte. Os que estavam na reserva não tinham muitas chances de jogar para evoluir. Se você deixa de jogar, você tem uma dificuldade maior para evoluir seu potencial. Aqueles que jogaram pouco devido a qualidade do grupo, vão ter dificuldades agora no juniores. Eles vão ter que mostrar para o Sorato que podem continuar na categoria juniores. É uma situação mais difícil para eles - afirmou o profissional ao programa "Só dá Base".
Felipe Erthal, Matheus Gomes, Ítalo, Wendeyberg, Hugo Ribeiro, Matheus Pinheiro, Hugo Lavouras e Igor Santos são alguns dos jogadores que serão observados pela comissão técnica da equipe júnior.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco