O STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) informou nesta terça-feira que o Vasco poderá perder até 20 mandos de campo no ano que vem por causa da briga envolvendo seus torcedores e do Atlético-PR no último domingo, durante jogo do Campeonato Brasileiro disputado em Joinville.
Na segunda-feira, a entidade havia explicado que a punição ao clube carioca seria de até 10 mandos, mas hoje se corrigiu, afirmando que houve um erro na redação do texto da Procuradoria Geral e que o Vasco será denunciado em dois artigos.
"Existem três partes da denúncia: relatório, fundamentação e conclusão, onde entra o pedido de pena. O Vasco foi denunciado por desordem [artigo 213-1] e lançamento de objetos [artigo 213-3] na fundamentação, mas, por um erro nosso, esquecemos de acrescentar isso na conclusão. Corrigimos o erro antes mesmo dos clubes serem notificados. Deve ter sido algo na pressa. Mas o fato é que o Vasco pode ter a mesma pena do Atlético-PR", afirmou ao UOL Esporte o procurador-geral do STJD, Paulo Schmitt.
O gancho máximo possível para o Atlético-PR já era de 20 mandos perdidos, além de uma multa de R$ 100 mil. O árbitro Ricardo Marques Ribeiro pode ser punido com suspensão de 120 dias e multa de R$ 1 mil. Existem ainda as chances de a Arena Joinville ser interditada, assim como multas severas para federações de Paraná e Santa Catarina.
O julgamento em primeira instância da briga generalizada será nesta sexta-feira, pela manhã, na sede do STJD. O Tribunal convocou clubes, as duas federações e o árbitro do jogo para comparecerem à sessão.
O Vasco cogita ainda pedir a impugnação da partida, alegando falta de segurança para a realização do evento na Arena Joinville. O time carioca perdeu o jogo por 5 a 1, e a partida chegou a ficar paralisada por 73 minutos em razão da briga entre torcedores na arquibancada. Três torcedores do Vasco ainda estão detidos na cidade catarinense, e um torcedor atleticano segue internado em um hospital de Joinville.
Fonte: UOL