Sacramentada a queda da dupla carioca Vasco e Fluminense para a segunda divisão em 2014, a Série A terá uma divisão de estados diferente e incomum para a próxima temporada. Os quatro que caíram (além de Vasco e Flu, Náutico e Ponte Preta) deram lugar a Palmeiras, Chapecoense, Figueirense e Sport.
Somando-se aí o Criciúma, que conseguiu se salvar, isto quer dizer que teremos mais times de Santa Catarina na primeira divisão do que do Rio de Janeiro, considerado um dos centros mais importantes do futebol nacional. Esta é a primeira vez na história que o Rio terá apenas dois representantes na série A, com Botafogo e Flamengo fazendo o único clássico do ano, tal qual acontece na Bahia (Bahia e Vitória), Minas Gerais (Cruzeiro e Atlético-MG), Paraná (Coritiba e Atlético-PR) e Rio Grande do Sul (Internacionale Grêmio).
O estado com mais representes segue sendo São Paulo, que em 2014 terá cinco times (Corinthians, São Paulo, Santos, Palmeiras e Portuguesa). Santa Catarina aparece em segundo, com Chapecoense e Figueirense, além do Tigre.
Em 2009 o Rio já havia tido dois times na Série B, quando Vasco e Duque de Caxias disputaram a competição. Mas esta é a primeira vez que um clássico entre os grandes acontecerá divisão de acesso.
Fonte: Goal.com