Regulamento da CBF para 2014 aumenta limite de estrangeiros por jogo para 5 e volta a prever pena de portões fechados

Sexta-feira, 06/12/2013 - 22:09
comentário(s)

A CBF divulgou nesta sexta-feira o Regulamento Geral de Competições para o ano de 2014. No documento, oficializou a mudança no limite do número de estrangeiros por partida, que já havia sido adiantada pelo LANCE!Net no início da semana. Agora, os clubes são autorizados a utilizar até cinco jogadores de fora do Brasil, segundo prevê o artigo 45 do RGC.

No início da semana, a informação já circulava entre dirigentes de clubes e da entidade. O Grêmio protocolou um pedido oficialmente para que o limite fosse aumentado - ou que o mercado entre países do Mercosul fosse liberado. Outros clubes, como o Vitória, manifestaram apoio na luta do Tricolor, que já é antiga. No início do ano, os dirigentes gaúchos começaram a se articular para esta mudança acontecer já na próxima temporada, como a CBF confirmou nesta sexta-feira.

O Grêmio conviveu com o problema durante boa parte do ano. Com quatro gringos no elenco - Barcos, Vargas, Riveros e Maxi Rodríguez - desde a metade da temporada, precisou sempre deixar um deles de fora das partidas. Quando Vargas esteve servindo a seleção do Chile, a situação esteve controlada. Mas nas últimas rodadas, o paraguaio Riveros acabou sobrando.

Outra mudança significativa para 2014 foi uma alteração nas punições do Superior Tribunal de Justiça Desportiva. O STJD havia pedido para que a CBF incluísse a pena com portões fechados novamente o regulamento. A entidade também acatou este pedido.

Fonte: Lancenet