A estreia do Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro Sub-20 não foi das melhores. O Gigante da Colina jogou mal e perdeu para o Palmeiras pelo placar de 4 a 0. A partida foi realizada na Morada dos Quero-Queros, estádio localizado na cidade gaúcha de Alvorada. O clube de São Januário voltará a jogar na competição no próximo domingo (08/12) contra o Bahia.
O JOGO
Primeiro tempo
Abalado pelo falecimento do pai do treinador Aguinaldo Sorato, o Vasco da Gama entrou em campo de luto. Ao contrário do que se esperava, não foi o Gigante da Colina, atual campeão da Taça Belo Horizonte, que tomou a iniciativa da partida. Convidado para o torneio devido a desistência do São Paulo, o Palmeiras dominou as ações na etapa inicial. Logo aos 12 minutos, Juninho acertou um belo chute da intermediária e obrigou Jordi a fazer uma excepcional defesa. Na sequência, Gabriel Dias aproveitou uma boa cobrança de escanteio e abriu o placar na cidade de Alvorada: 0 x 1 Palmeiras.
O gol deu mais confiança ao time alviverde, que por pouco não ampliou o marcador aos 23 minutos com Juninho. O armador só não balançou as redes devido a outra boa intervenção do arqueiro vascaíno. Jordi voltou a trabalhar dois minutos depois para evitar que o arremate de Lucas modificasse pela segunda vez os números da partida. As investidas do Palmeiras não acordaram o Vasco. O cruzmaltino seguiu errando passes e não marcando da maneira correta.
A atuação ruim após foi punida com aos 32 minutos. Após grande jogada de Juninho, que aplicou uma caneta em Matheus Batista, Matheus Gonçalves demonstrou oportunismo e empurrou a bola para o fundo das redes: 0 x 2 Palmeiras. O Vasco tentou criar algumas jogadas após o gol alviverde, porém Lorran e Marquinhos não conseguiram obter sucesso em suas respectivas tentativas.
Segundo tempo
O Vasco retornou para a segunda etapa com duas modificações. Richard entrou na vaga de Éverton França e Jonatas Paulista no lugar de Waldir. As mudanças modificaram a cara do time, que não demorou muito para a levar perigo. Logo no primeiro minuto, Lorran lançou Daniel Pessoa e viu o camisa 9 acertar um chute que tirou tinta da meta do goleiro palmeirense. Em vantagem no placar, o clube paulista passou a jogar nos contra-ataques e em um deles, armado aos nove minutos, chegou ao seu terceiro gol. Cristopher aproveitou uma falha da defesa cruzmaltina e tocou na saída do goleiro Jordi: 0 x 3 Palmeiras.
O Gigante da Colina teve a chance de diminuir o marcador aos 12 minutos com Márcio. O volante fez grande jogada, porém foi travado no momento do chute. Aos 16 minutos, Cleytuil Santos, que treinou o Vasco na partida devido ao problema familiar de Sorato, tirou Lorran e colocou Yago. Renato Kayzer substituiu Daniel Pessoa alguns minutos depois. Apesar das mudanças, o clube de São Januário seguiu sendo dominado pelo Palmeiras.
Aos 24 minutos, Eric, ex-jogador vascaíno, fez bela jogada pelo lado direito e serviu Juninho. Demonstrando técnica e habilidade, o camisa 10 driblou Jordi e empurrou a bola para o fundo das redes: 0 x 4 Palmeiras. O Verdão seguiu soberano e criando chances. O Vasco tentou reagir nos minutos finais, porém Richard e Renato Kayzer não conseguiram transformar as chances criadas em gol.
VASCO: Jordi, Éverton França (Richard), Kadu Fernandes, Alisson e Dieyson; Matheus Batista, Márcio (Bruno Cosendey), Waldir (Jonatas Paulista) e Lorran (Yago); Marquinhos do Sul e Daniel Pessoa (Renato Kayzer). Técnico: Sorato.
Lista de jogos do Vasco na primeira fase do Brasileiro Sub-20:
06/12/2013- Vasco da Gama 0 x 4 Palmeiras
08/12/2012- Vasco da Gama x Bahia
12/12/2013- Vasco da Gama x Portuguesa
14/12/2013- Vasco da Gama x Internacional
Com informações do Programa "Só dá Base/Só Dá Vasco".