Depois de o Vitória tocar no assunto, o Grêmio protocolou um pedido de alteração do artigo 45 do Regulamento Geral de Competições para 2014 nesta quarta-feira, na Federação Gaúcha de Futebol, que repassará para a CBF. A solicitação é de aumentar o número de estrangeiros de três para cinco já em 2014.
O Tricolor já pensa no assunto desde o meio do ano, quando contratou o meia Maxi Rodríguez e o volante Riveros. Atualmente, conta com quatro estrangeiros no elenco - há ainda os atacantes Vargas e Barcos. Por isso, passou a tratar do assunto internamente. Quando a CBF solicitou sugestões aos clubes para o regulamento do próximo ano, aproveitou para aumentar a discussão sobre o tema e enviar o documento oficial para a entidade.
A proposta gremista é de aumentar o limite para cinco estrangeiros. Se a CBF se opor, por uma questão de reserva de mercado para os jogadores brasileiros, o Tricolor propõe que o limite se mantenha em três atletas, mas com livre acesso dos nascidos no Mercosul - composto por Uruguai, Brasil, Venezuela e Argentina. O Paraguai teve sua adesão suspensa por conta dos episódios do presidente Fernando Lugo. Há outros associados: Chile, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia.
Os dirigentes do Grêmio trabalham na questão há mais de seis meses, quando levantaram o assunto em junho. O clube gaúcho também cogitou levar a questão ao Bom Senso FC, que discute diversas pautas de melhoria do futebol com a CBF. Para não criar um problema interno no grupo, o diretor-executivo Rui Costa rechaçou tomar tal caminho.
Nesta quarta-feira, o Vitória também manifestou o desejo de aumentar o limite, por meio do seu presidente, Alexi Portela. Por economia nos salários, o clube baiano pleiteia que seria um ganho para diversos clubes do país.
Fonte: Lancenet