A campanha avassaladora na primeira fase do Campeonato Carioca não fez a equipe sub-12 do Vasco da Gama relaxar. Os jogos contra o Botafogo na semifinal serviram para mostrar que o time comandado por Vinícius Almeida, auxiliar-técnico do Mirim, não pensa em deixar escapar o título do primeiro estadual da faixa etária.
Formado por jogadores nascidos em 2001, o grupo cruzmaltino vem trabalhando junto desde o início da atual temporada. Foi com essa equipe que o Gigante da Colina obteve um bom desempenho no Mundialito de Clubes de Futebol de 7 realizado em março na Europa. A experiência internacional serviu para dar rodagem aos jovens atletas, que hoje se encontram num estágio avançado de evolução.
Na opinião de Adriano Barreto, treinador da categoria mirim, a geração 2001 possui tudo que é necessário para conquistar o título e fazer a alegria dos milhares de torcedores vascaínos espalhados pelo mundo. O profissional fez questão de destacar a maturidade de seus comandados:
- O trabalho feito com o grupo 2001 vem desde o ano passado. Conseguimos recuperar alguns jogadores que estavam fora e o grupo ficou ainda mais forte. Temos algumas carências, mas em termos de reposição. Dentro de campo essas deficiências não aparecem. É um grupo que está com um trabalho avançado e com uma postura bem madura. Acreditamos que possuímos chances de vencer essa competição - afirmou Adriano Barreto ao programa "Só dá Base".
O cruzmaltino decidirá o Campeonato Carioca sub-12 com o Flamengo. O clube da Gávea conquistou a classificação graças a dois bons resultados conquistados diante do Fluminense, equipe que vinha fazendo uma campanha idêntica a do Vasco na competição.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco