Nem só com campo e bola o técnico Adilson Batista tenta ajudar o Vasco na dura missão de livrar a equipe do rebaixamento. O treinador conta com a ajuda do aparato tecnológico de Gustavo Nicoline, único profissional que trouxe para sua comissão técnica, e que dá um suporte ao seu trabalho com vídeos e scouts.
A participação do auxiliar tem sido efetiva no período de treinos que a equipe vem tendo em Atibaia (SP). Tanto na sexta quanto neste sábado, os jogadores foram deslocados para um treinamento teórico numa sala que envolveu edições de imagem e levantamentos baseados em números das últimas partidas, tanto do Vasco quanto do adversário.
Gustavo usufrui de um software de estatística (Footstats) e outro de tática (Taticapédia) além de uma planilha de desempenho, onde tudo é anotado minuciosamente. Nos jogos, filma todos os detalhes e repassa para o técnico Adilson Batista.
- Fazemos uma análise do nosso clube e do adversário também. A gente faz uma análise qualitativa e quantitativa. Nessa análise, conversamos muito, fazemos um feedback visual e também na parte numérica, na parte estatística, dos fundamentos e do que ocorre no jogo - explicou.
Gustavo faz este tipo de trabalho desde 2004, quando iniciou no Cruzeiro. Por lá permaneceu durante três anos, onde conheceu Adilson Batista. No ano passado o treinador o levou para o Figueirense e agora o trouxe para o Vasco.
Além do trabalho coletivo, o auxiliar também elabora balanços e quadro evolutivos de forma individualizada.
- Estamos sempre passando para os atletas e fazendo um levantamento, tentando ver os motivos. E a cobrança existe em cima dos números também e de acordo com o que o Adilson achar necessário.
Nas partidas, Gustavo vai ao vestiário no intervalo e passa as informações do que anda acontecendo durante os confrontos.
- Temos alguns fundamentos que a gente analisa durante o jogo e desce para o intervalo. Tem os fundamentos internos e os parâmetros, dentro de um protocolo que a gente estabelece com a comissão técnica - destacou.
Antenado, o técnico Adilson Batista ressaltou a importância deste trabalho:
- Acho que é importante. Tem o processo de correção do jogo anterior, dados, questionamentos, interação e perguntas para que você cresça e melhore. É assim que a gente trabalha.
Para o jogo de domingo, Nicoline já passou algumas observações da equipe vascaína e deu alguns detalhes sobre o Corinthians, mas intensificará a questão neste sábado:
- Fizemos um feedback sobre o nosso time e também demos uma aquecida sobre o Corinthians. Neste sábado a gente distrincha o Corinthians detalhadamente.