Ele não é tão badalado quanto Ruan, Cayo Tenório, Linnick e Robinho, mas também pode ser considerado um dos principais destaques da vitoriosa geração 99. No Vasco da Gama desde 2008, o lateral-esquerdo Rodrigo Coutinho conquistou no último dia 05 de novembro mais um título com a camisa cruzmaltina. O jovem foi titular do Gigante da Colina em grande parte dos jogos da equipe infantil no Torneio Guilherme Embry:
- Emoção foi muito grande. A gente teve muita dificuldade ao longo do campeonato. Só quem está aqui dentro sabe o que a gente passou. Nosso time conseguiu superar todos os problemas e se sagrar vencedor do Guilherme Embry - afirmou o jovem com exclusividade ao programa "Só dá Base".
Assim como o outro lateral do time vascaíno, o direito Cayo Tenório, Coutinho iniciou sua trajetória no futebol atuando de uma forma mais ofensiva. O jovem passou a atuar no flanco esquerdo após ouvir conselhos de Gilson Paulo, antigo treinador da base vascaína:
- Quando cheguei aqui jogava de meia. Como não tinha lateral, o treinador me colocou nessa posição e consegui conquistar meu espaço no Vasco. Quem me colocou foi o Gílson Paulo. Ele estava necessitando e perguntou se eu poderia fazer a lateral. Eu disse que sim e estou jogando nessa posição até hoje - revelou o garoto, que possui velocidade e obediência tática como suas principais virtudes.
Bastante elogiado por Adriano Barreto, atual treinador do mirim, e por Luiz Felipe, comandante do infantil, Rodrigo recebeu no último final de semana uma nova oportunidade na equipe 98. O também campeão do Campeonato Carioca Mirim de 2012 teve uma boa atuação e ajudou o time de São Januário a conquistar um bom resultado diante do Duque de Caxias. O jovem festejou seu desempenho após o término do compromisso:
- É sempre bom estar com o grupo 98. Fico feliz por ter oportunidade de participar e de jogar com todos aqueles que fazem parte desse grupo - disse Coutinho ao programa "Só dá Base".
No início da temporada, o Blog Meninos da Colina entrevistou Rodrigo Coutinho e o colocou como uma das apostas do infantil para a temporada de 2013. Na oportunidade, o lateral-esquerdo deu detalhes de sua trajetória no futebol e fez juras de amor ao Vasco da Gama: relembre a reportagem.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.