Cris chegou ao Vasco em agosto e, logo na estreia, o cruz-maltino jogou contra o Grêmio, seu ex-clube. O zagueiro não teve uma noite muito feliz e falhou em dois gols do tricolor gaúcho, que venceu a partida por 3 a 2, em São Januário. Três meses depois, Cris volta a enfrentar o Grêmio e, dessa vez, na Arena, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, às 19h30.
O zagueiro passou sete meses no Grêmio e não deixou saudades na torcida. Sua passagem no sul foi marcada por falhas individuais e expulsões em jogos decisivos, incluindo uma contra o Santa Fé (COL), pelas oitavas de final da Libertadores. Nos seus últimos jogos com a camisa tricolor, era vaiado quando tocava na bola. Mas Cris garante que não guarda mágoas do clube:
- Não tenho mágoa nenhuma. Tenho vários amigos lá. Já passou, não sou jogador do Grêmio, estou muito concentrado aqui, a adaptação foi boa. O Grêmio é passado, vou fazer meu jogo, e superar tudo. Vamos buscar a vitória, mesmo sabendo que é difícil.
Mesmo não guardando ressentimentos do ex-clube, o zagueiro deve encontrar um ambiente desfavorável em Porto Alegre. Mas por ser um jogador experiente, a psicóloga Luciana Ângelo acredita que o Cris não se deixará abalar.
Dra. Luciana Ângelo
Psicóloga
Não chamaria de abalo. O ambiente influencia, mas é só uma variável. O momento do jogador, do time, os resultados, as relações interpessoais que tem no novo clube... Isso também influencia. O Cris não é um jogador imaturo, tem uma boa passagem pela Europa, é experiente e, pelo que tenho acompanhado, está trabalhando melhor.
Isso pode potencializar o aspecto técnico. Quando o jogador sabe do seu potencial, tem a possibilidade de se destacar. Talvez as relações que tinha no antigo clube, a cidade, o técnico e as relações não estivessem colaborando. Tudo influencia, desde a torcida até a relação com o massagista e roupeiro.
O Cris é profissional, experiente, um dos mais velhos do Vasco. A própria relação dele com o Juninho, por já terem jogados juntos, pode influenciar para um melhor momento do jogador.
Correspondente do L!Net em Porto Alegre lembra desempenho de Cris no Grêmio
Cris não teve uma passagem que deixou saudades na torcida do Grêmio. Com falhas e expulsões em jogos decisivos, o jogador era constantemente vaiado, principalmente nos seus últimos jogos pelo clube. Agora, no Vasco, o zagueiro volta a enfrentar o ex-clube, o qual já enfrentou na estreia pelo cruz-maltino, mas, dessa vez, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, às 19h30.
E o jogo desta noite é importante para os dois clubes. O Vasco tentar se manter fora da zona de rebaixamento, enquanto o Grêmio, que não vence há sete jogos, tenta se manter no G4:
- É um jogo decisivo para as duas equipes. O Vasco saiu da zona e quer continuar fora. Temos dois jogos fora, então, a equipe tem que estar bem concentrada para não entrar na zona vermelha. O contrário do Grêmio, que quer continuar no G4. São situações parecidas, com a mesma vontade de ganhar. Pelo Grêmio, pela pressão que vai existir, por estar numa fase sem estar ganhando... Vai ser decisivo - disse o zagueiro Cris.
O correspondente do LANCE!Net no Rio Grande do Sul, Eduardo Moura, lembrou da passagem do zagueiro Cris pelo Grêmio:
- A passagem de Cris pelo Grêmio não poderia ter sido pior. Indicação do técnico Vanderlei Luxemburgo, o experiente zagueiro chegou para ser o xerife da defesa na disputa da Libertadores. Mas parece ter encarnado tal figura de maneira muito forte. Contra Fluminense e Santa Fé, acabou expulso. Principalmente na segunda partida, prejudicou bastante o Grêmio, já que deixou o time com um a menos e ainda deu um pênalti para os colombianos, que se classificaram pelo gol marcado em Porto Alegre. Não conseguiu o destaque esperado após os anos de sucesso na França.
Fonte: Lancnet