Nascida da mobilização de torcedores, a campanha Vasco Dívida Zero foi definitivamente abraçada pelo clube. Prova disso é que as camisas utilizadas pelos jogadores na partida contra o Santos, no último domingo, tiveram suas barras estampadas com a logomarca do projeto que tenta amortizar as dívidas tributárias do Vasco. A última parcial no site da campanha indica que o valor pago até o momento está próximo dos R$ 800 mil de um total de cerca de R$ 80 milhões.
O time do Vasco já havia entrado em campo antes de algumas partidas carregando uma faixa com a logomarca do Dívida Zero - além de alguns jogadores terem se manifestado a favor da iniciativa, com fotos e vídeos. No entanto, o fato de ter estampado o projeto no uniforme é visto como um capítulo importante da aproximação com a diretoria.
- O Vasco entendeu que seria importante trazer para dentro do clube todas as implementações que haviam sido colocadas por esse grupo. Nós estamos apoiando de alguma forma no que se refere à divulgação desse plano. Um dos principais pilares desse projeto é essa comunicação, e nada mais representativo do que colocar a marca nas camisas. Isso gera uma visibilidade expressiva para que ocorra a conscientização e o apoio da torcida - afirmou o diretor geral do Vasco, Cristiano Koehler.
A diretoria considera manter a marca do Dívida Zero no uniforme até o fim do ano, já que ideia é que o espaço seja preenchido em 2014 com a chegada de um patrocinador após a grave crise. O movimento que faz o pagamento por meio de DARFs (Documento de Arrecadação de Receitas Federais) é considerado um sucesso – com quase 1.500 torcedores cadastrados no site – e poderá ser ainda mais representativo.
- Com o valor mensal do parcelamento da dívida consolidada, o torcedor vai poder pagar a dívida específica (Refis, Timemania, etc) e de forma direta - explicou Cristiano Koehler.