Os números ruins se empilham no Grêmio. Parecem não ter fim. Depois da derrota para o Cruzeiro por 3 a 0 no Mineirão (assista aos melhores momentos do jogo), o time de Renato Gaúcho quebrou a marca atingida em 1972, quando o clube ficou cinco jogos sem marcar. Agora já são seis. A maior "seca" de gols da história do clube. Desde o gol de Vargas no Gre-Nal, no dia 20 de outubro, já são 601 minutos sem encontrar o caminho do gol.
E as estatísticas negativas não param por aí. Além do jejum de gols, o Tricolor chegou a sete jogos sem vitória. A última ocorreu contra o Corinthians, por 1 a 0, gol de Barcos, há quase um mês. É a maior sequência sem triunfo na atual temporada. Antes disso, o maior período sem vencer foi de cinco jogos. Foram cinco empates seguidos, contra Fluminense, Novo Hamburgo, Huachipato, São Luiz e Juventude, no mês de abril, ainda com o técnico Vanderlei Luxemburgo.
A série sem triunfos e a falta de gols são dignas de investigação. E é o que o Grêmio fará nos próximos dias. De acordo com o diretor executivo do clube, Rui Costa, a hora é de "trabalhar muito e falar pouco".
- Esse conjunto de jogos nos preocupa. Não podemos encarar com normalidade essa série de jogos sem vencer. Perder para o Cruzeiro é normal, o Cruzeiro tem um time muito qualificado, mas nós também temos. Vamos conversar, investigar no que estamos errando. Vamos trabalhar muito e falar pouco porque nós sabemos que precisamos reagir e não podemos perder tempo - disse.
O técnico Renato vê a queda de rendimento com outro olhar. Para ele, o fato de o Grêmio não vencer e ainda seguir no G-4 mostra que o time construiu "gordura" ao longo da competição que está sendo utilizada em um momento difícil.
- O Grêmio está há 21 rodadas sob o meu comando no G-4. Eu quero ser campeão, não importa o tempo que estou no Grêmio, a gente briga para conquistar títulos. Eu queria ver o Grêmio dando volta olímpica, mas infelzimente não vai ser este ano. O Grêmio fez muito neste Brasileirão. Esta fase mostra a gordura que nós adquirimos. Mas podemos fechar o ano conseguindo uma vaga na Libertadores e a gente vai continuar lutando por isso - ressaltou.
Para chegar a este objetivo de maneira mais fácil, o Grêmio terá de vencer o seu próximo compromisso. O adversário será Vasco, na Arena, na próxima quarta-feira.
Fonte: GloboEsporte.com