Ainda não se sabe se o Vasco da Gama disputará a final da Taça Rio Sub-15, porém a participação ou não na decisão não mudará a alcunha de 'excelente' que o ano de 2013 receberá dos integrantes desta categoria. Além de terminar o Torneio Internacional Memorial Stefano Gusella na quinta colocação, o infantil cruzmaltino conquistou a Copa da Amizade Brasil-Japão, a Taça Guanabara e o Torneio Guilherme Embry. O time comandado pelo treinador Luiz Felipe pode fechar o ano com a conquista do Campeonato Carioca, competição que o clube não conquista desde 2011.
Além dos badalados Andrey, Evander e Matheus Pet, que se preparam em Itu-SP para o Sul-Americano com a Seleção Brasileira Sub-15, outros jogadores se destacaram ao longo da trajetória vascaína na atual temporada. Um dos que merecem elogios é o volante Douglas. Na Colina desde o ano passado, o garoto se firmou como titular e se tornou uma das lideranças da geração 98. O jovem chegou a marcar um dos gols do Vasco na decisão do primeiro turno Estadual contra o Flamengo:
- Fico muito feliz por ter conquistado a minha vaga no grupo. Agora vou continuar trabalhando para conseguir evoluir ainda mais - afirmou o camisa 8 ao programa "Só dá Base".
Para realizar o sonho de vestir o manto cruzmaltino em competições oficiais, Douglas precisou superar vários concorrentes no local onde reside no Rio de Janeiro. Morador da comunidade Nova Holanda, localizada no Complexo da Maré, o volante conquistou seu espaço no Gigante da Colina em novembro após ser aprovado numa peneira:
- Cheguei ao Vasco através de uma peneira que fiz na minha comunidade, a Nova Holanda. Graças a Deus fui aprovado e passei a jogar no Vasco. Estou no clube desde novembro do ano passado - disse o volante ao programa "Só dá Base".
Douglas disputou 20 das 29 partidas do Vasco da Gama no Campeonato Carioca. O jogo contra o Duque de Caxias, realizado último sábado (09/11), foi marcado por mais uma boa atuação do camisa 8. O atleta festejou sua atuação e exaltou o desempenho do grupo ao longo de todo o ano de 2013:
- Fiquei feliz com minha atuação. A equipe vem fazendo o seu papel, que é jogar e conquistar bons resultados dentro de campo. Iremos continuar trabalhando visando a decisão. Vamos esperar agora para saber como vai ficar essa situação dos pontos - declarou Douglas ao programa "Só dá Base".
Por ter sido campeão do primeiro turno, o Vasco de Douglas já está na final do Campeonato Carioca. O adversário cruzmaltino será o vencedor da decisão do segundo turno, que no momento será entre Flamengo e Botafogo. A finalíssima da Taça Rio pode ser modificada se o Gigante da Colina conseguir reverter a decisão do tribunal que lhe tirou seis pontos (saiba detalhes).
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.