Daniel Gonçalves fala da situação de Juninho e Guiñazu para domingo

Sábado, 09/11/2013 - 06:41
comentário(s)

A semana do Vasco foi bastante movimentada nos trabalhos em campo e no departamento médico. Juninho e Guiñazu, que estavam se tratando de diferentes lesões, foram considerados aptos e liberados para serem relacionados pela comissão técnica para a partida contra o Santos, no domingo. Daniel Gonçalves, preparador físico, confirmou a recuperação de ambos à Rádio Globo:

“O Juninho, como se sabe, tem uma lesão crônica de púbis, tendo sido operado em sua primeira passagem no Vasco. É um atleta que se cuida, que toma todos os cuidados necessários para ter um desempenho adequado para prolongar sua carreira, foi tirada carga de treinamento, ele sentiu a lesão no jogo de sábado em Macaé, descansou no domingo e na segunda-feira, na terça fez um trabalho regenerativo e, consequentemente, ficou apto para treinar com o grupo no decorrer da semana e está apto para jogar e ser escalado pelo Adilson Batista. Já o Guiñazu teve uma lesão de relativa gravidade, foi constatado pelo doutor Clóvis Munhoz uma ruptura na origem da musculatura da coxa, o tempo estimado era de 3 a 4 meses, em 3 meses ele conseguiu estar desempenhando suas atividades no campo, também um atleta extremamente profissional, dedicado, e com sua dedicação e o setor de fisioterapia, que conseguiu acelerar esse retorno do Guiñazu. Sua dedicação em surpreendeu porque desde semana passada ele evoluiu muito rapidamente nos trabalhos com bola, e está apto também a estar à disposição do Adilson Batista para o banco de reservas nessa partida de domingo decisiva contra o Santos.”

A dedicação e o profissionalismo de Juninho e Guiñazu foram determinantes para a rápida recuperação de ambos, segundo Daniel:

“A gente sabe que no esporte de alto nível o desempenho não está relacionado somente ao que se faz no campo de jogo ou nos treinamentos, é muito mais amplo. A alimentação, o descanso, uma vida regrada contribuem muito para que os processos de recuperação acabem sendo atingidos e consequentemente num momento de lesão essa recuperação acaba sendo acelerada por essas condutas. A dedicação, o profissionalismo e a experiência de ambos os atletas acabaram sendo decisivas para que se reestabelecessem em tempo hábil para essa partida.”

Daniel não garante que Juninho e Guiñazu estarão 100% fisicamente para domingo, mas que estão aptos para encarar o Santos:

“O Guiñazu ainda tem etapas a cumprir, físicas e fisiológicas, tendo cumprido algumas delas a ponto de participar durante a semana e estar apto a ser relacionado. Porém, 100% somente se dará quando estiver em 100% de condições de atuar durante 90 minutos. O Juninho a gente vai avaliar, é um atleta de 38 anos, já fadigado por uma temporada extremamente sacrificante, talvez não tenha condições de jogar os 90 minutos, mas só o fato de o Juninho estar em campo e passar um pouco de sua qualidade técnica e experiência para os demais jogadores já é de grande valia. Vamos avaliar durante o jogo, se for necessário, o Adilson Batista o substituirá, e não seria anormal, em se tratando desse caso particular do Juninho.”

Fonte: Supervasco