Não é segredo para ninguém que o maior objetivo das categorias de base é o de fornecer atletas de qualidade para o time profissional. A intenção é a de que os jogadores promovidos possam dar lucro ao clube dentro e fora de campo. Nos últimos anos, o Vasco da Gama tem conseguido obter sucesso nessa empreitada. De 2007 para cá, o Gigante da Colina negociou onze atletas oriundos das categorias de base e obteve um lucro de aproximadamente 62 milhões de reais. Cerca de 40 jogadores da base foram utilizados na equipe de cima durante o mesmo período.
Apesar de um aumento considerável em relação aos últimos anos, o valor arrecado pelo cruzmaltino é quase idêntico ao que clubes como Santos, Internacional, São Paulo e Grêmio arrecadaram numa única temporada, a de 2011. A venda do meio-campo Lucas para o Paris Saint Germain (FRA) rendeu aos cofres do tricolor paulista mais de 100 milhões de reais, número que é superior ao que Vasco recebeu com a venda de jogadores da base neste século.
Diferentemente dos outros clubes, o Gigante da Colina não investiu muito no departamento de futebol amador com o dinheiro arrecadado. A construção de um Centro de Treinamento chegou a ser cogitada no final de 2009 após a venda de Alex Teixeira, porém a ideia não saiu do papel. Outro projeto que não saiu do papel foi o de Maricá. A base do clube funciona atualmente em Itaguaí, local que oferece boas condições aos jovens jogadores. O espaço pertence ao empresário Pedrinho Vicençote e foi alugado por cerca de 60 mil reais por mês:
- A questão do CT tinha uma discussão avançada com uma grande empresa. A gente se utilizaria de incentivos fiscais para que o CT fosse construído. O CT levaria o nome dessa empresa. A ideia inicial era fazer em Maricá. O prefeito cedeu uma área nobre, mas infelizmente a Lagoa avançou e o CT não pôde ser construído lá - justificou Nélson Rocha, vice-presidente de finanças do Vasco até metade do ano passado, durante sua participação no programa "Só dá Vasco".
As cifras que entraram nos cofres de São Januário foram utilizadas para o pagamento de dívidas (principalmente salários atrasados) e aquisição de atletas para o time profissional. A recente venda do meio-campo Danilo serve para confirmar essa informação. De acordo com alguns órgãos de imprensa, o nome do jogador estava sendo associado a salário no vestiário da equipe profissional:
- O Danilo sempre foi um garoto tranquilo, humilde e introvertido. Ele é um pouco tímido, mas essa timidez o futebol tira. Fico feliz com o sucesso dele, pois isso representa muito para a família dele. Tenho certeza que ele conseguiria espaço no time do Vasco. O torcedor do Vasco teria muitas alegrias com ele, mas não posso remar contra a maré. Não sou eu quem decido, não tenho poder para decidir sobre a venda. Quem vendeu o Danilo não fez com alegria, mas fez pela necessidade. O clube não tinha as certidões e os salários estavam atrasados. Depois da venda do Phillippe Coutinho, a do Danilo foi a melhor venda de um jogador de base feita pelo Vasco - declarou Manoel Pereira, diretor da base, recentemente ao programa "Só dá Base".
Alex Teixeira foi o que mais deu lucro
O jogador que rendeu mais dinheiro aos cofres do Vasco da Gama nos últimos anos foi o meio-campo Alex Teixeira. Vendido no final de 2009 para uma equipe ucraniana, o jovem trouxe para os cofres cruzmaltino mais de 12 milhões de reais, valor que é quase idêntico ao que clube arrecadou nos últimos anos com três patrocinadores: ALE, BMG e BFG.
Phillippe Coutinho dá lucro ao Vasco até hoje
Negociado em 2008 por aproximadamente 10 milhões de reais com um clube italiano, Phillippe Coutinho gera lucro para o Gigante da Colina até hoje. Por conta de um mecanismo de solidariedade, criado pela Fifa para compensar financeiramente os clubes formadores, a recente venda do atleta para o Liverpool (ING) renderá aos cofres vascaínos cerca de 760 mil reais.
Os próximos da lista?
Apesar do desempenho ruim do Vasco na temporada, alguns jogadores da base conseguiram obter destaque. Jomar e Marlone estão entre as principais revelações do Campeonato Brasileiro deste ano. A dupla já desperta o interesse de outros clubes. Por ter uma multa rescisória baixa, o meio-campo deve receber uma boa proposta do Santos após o término do Campeonato Brasileiro.
Vale a pena ficar de olho também no goleiro Jordi (destaque na Taça BH), no zagueiro Luan (aposta de todos no clube), no lateral-esquerdo Henrique (titular da Seleção Sub-20), nos meias Jhon Cley (craque da Taça Belo Horizonte), Matheus Índio (Seleção Sub-17) e Guilherme Costa (bom histórico em seleções brasileiras de base) e nos atacantes Thalles (destaque na Taça Belo Horizonte), Marquinhos (destaque do juniores) e Yago (promovido recentemente para o profissional).
Embora Índio tenha conseguido suspender seu contrato com o Gigante da Colina na justiça, a direção cruzmaltina acredita na permanência da jovem promessa. O jogador chegou a passar por uma semana de testes no Arsenal-ING no início da atual temporada. Corinthians e Santos já se interessaram pelo meio-campistas em outras épocas.
Últimos 11 jogadores da base negociados pelo Vasco (ranking leva em conta quanto o clube recebeu pela transação segundo alguns órgãos de imprensa):
1º- Alex Teixeira- 12,3 milhões de reais- Negociado no dia 21/12/2009 com o Shakthar Donetsk (UCR);
2º- Phillippe Coutinho- 10 milhões de reais- Negociado no dia 22/07/2008 com a Inter de Milão (ITA);
760 mil reais pela ida do jogador para o Liverpool (ING);
3º- Romulo- 10 milhões de reais- Negociado no dia 28/06/2012 com o Spartak Moscou (RUS);
4º- Danilo- 8 milhões de reais- Negociado no dia 26/09/2013 com o Braga (POR);
5º- Souza- 7,7 milhões de reais- Negociado no dia 18/06/2010 com o Porto (POR);
6º- Allan Kardec- 6 milhões de reais- Negociado no dia 14/12/2009 com o Benfica (POR);
7º- Morais- 4 milhões de reais (total)- Negociado no dia 15/07/2009 com o Corinthians;
8º- Allan- 1 milhão de reais- Negociado no dia 17/06/2012 com a Udinese (ITA);
9º- Guilherme- 900 mil reais- Negociado com no dia 11/12/2007 com o Almería (ESP);
10º- Thiago Mosquito- 750 mil reais- Negociado no dia 21/02/2013 com o Atlético-PR*;
11º- Pablo- 520 mil reais- Negociado no dia 30 de julho de 2008 com o Zaragoza (ESP);
*Valor fruto da indenização causada pela saída forçada do jogador.
Situação contratual das onze principais promessas da base (levando em conta a idade e trajetória no futebol até agora):
Jordi- Goleiro- Contrato até 10 de setembro de 2016- Assinado em setembro de 2013;
Luan- Zagueiro- Contrato até 17 de setembro de 2015- Assinado em outubro de 2013;
Jomar- Zagueiro- Contrato até 17 de julho de 2015- Assinado em outubro de 2013;
Henrique- Lateral-Esquerdo- Contrato até 10 de setembro de 2016- Assinado em setembro de 2013;
Jhon Cley- Meio-Campo- Contrato até 21 de setembro de 2014- Assinado em outubro de 2011;
Matheus Índio- Meio-Campo- Contrato até 22 de maio de 2015- Assinado em maio de 2012;
Marlone- Meio-Campo- Contrato até 25 de fevereiro de 2016- Assinado em março de 2011;
Guilherme Costa- Meio-Campo- Contrato até 31 de março de 2018- Assinado em abril de 2013;
Thalles- Atacante- Contrato até 31 de maio de 2015- Assinado em outubro de 2013;
Marquinhos- Atacante- Contrato até 31 de dezembro de 2015- Assinado em março de 2013;
Yago- Atacante- Contrato até 21 de janeiro de 2016- Assinado em fevereiro de 2013;
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco