Achei que nunca começaria um post assim, mas até do Élton eu tenho saudade.
André goleador da equipe no ano com apenas 11 gols, começou bem, mas tem jogado mais nas noitadas que no gramado. Edmílson balançou duas vezes contra o Coritiba mas ainda é uma incógnita. Com uma zaga altamente falha e um ataque nada promissor, atualmente é o saldo de gols que está colocando o Gigante na zona da degola.
Mas voltemos ao personagem da matéria: Élton.
Artilheiro vascaíno na Série B em 2009, o atacante nunca foi uma unanimidade em São Januário. Muitas vezes criticado, com e sem razão ao mesmo tempo, ao menos faro de gol sempre teve. Assim como estrela. Cansou de balançar as redes entrando no segundo tempo, uma espécie de Luís Cláudio do novo milênio. deixou o Vasco em 2010, foi para o Braga, de Portugal, não se firmou e voltou. Ajudou na conquista da Copa do Brasil de 2011, chegou a botar Alecsandro no banco mas no ano seguinte se transferiu para o Corinthians. Não convenceu.
Acabou emprestado ao Vitória e posteriormente ao Náutico. Ainda com contrato com o Timão, atualmente defende o Al Nassr, da Arábia Saudita.
Apesar dos altos e baixos na Colina, Élton superou grandes goleadores como Edmundo, Valdir Bigode, Alex Dias e Leandro Amaral e se tornou o vice-artilheiro do clube neste século. O centroavante fica atrás apenas de Romário.
ARTILHEIROS DO VASCO NO SÉCULO XXI
(Computados apenas os gols marcados a partir de 2001)
1º – Romário – 131 gols
2º – Élton – 52 gols
3º – Leandro Amaral – 51 gols
4º – Morais – 39 gols
Alecsandro - 39 gols
6º – Valdir – 35 gols
7º – Ramón – 34 gols
8º – Alex Dias – 33 gols
Edmundo – 33 gols
10º - Diego Souza – 30 gols
11º – Petkovic – 28 gols
12º - Éder Luís - 27 gols
13º - Bernardo - 26 gols
Carlos Alberto - 26 gols
15º – Souza – 25 gols