Vasco da Gama e Bangu se enfrentarão duas vezes na tarde deste sábado (02/11) na categoria mirim. As duas primeiras equipes a introduzirem negros no futebol duelarão pelos Estaduais sub-12 e sub-13. O jogo é de fundamental importância para o Gigante da Colina, pois os dois times cruzmaltinos necessitam de uma vitória para carimbar a classificação para as semifinais das citadas competições.
Treinador da categoria, Adriano Barreto vem comandando o sub-13, porém tem acompanhado de perto o trabalho realizado por seu auxiliar, Vinícius Almeida, no time sub-12. Quinta colocada no Mundialito de Clubes de Futebol de 7 realizado no início do ano na Europa, a geração 2001 vascaína está invicta e lidera a primeira competição estadual dessa faixa etária:
- O que está acontecendo com o sub-12 não é surpresa. Trabalhei com essa equipe no ano passado. É a mesma base da equipe que serviu o pré-mirim no ano passado. Alguns jogadores saíram e voltaram ao clube, como os casos do volante Vitor Hugo e do atacante Jumar. O Fernando China deu continuidade ao meu trabalho no pré-mirim e levou o time ao vice-campeonato da Copa Light. O Fluminense é a única equipe que bate de frente com o sub-12 do Vasco. Acredito que a final do Estadual sub-12 em tudo para ser entre Vasco e Fluminense. Esse time sub-12 foi no início do ano para o Mundialito e amadureceu bastante. O Vinícius Almeida vem dando continuidade ao trabalho do China muito bem. Vamos tentar conquistar esse título e formar uma base boa para o ano que vem, evitando assim que ocorra o que aconteceu com o grupo 2000. Nós tivemos algumas dificuldades na competição nacional que disputamos no Rio Grande do Sul deste ano em virtude da falha na preparação. Quero que esse time sub-12 chegue em janeiro com condições de brigar de igual para igual com Inter, Grêmio e as demais equipes pelo título da Copa Cidade Verde. Estamos focados na conquista do titulo estadual e também na preparação do time para o ano que vem - afirmou Barreto ao programa "Só dá Base".
O técnico vascaíno também analisou o desempenho da geração 2000 no Campeonato Carioca. Apesar de afirmar que o time sub-13 está em formação, Adriano acredita que seus comandados possuem potencial para conquistar esse campeonato pela segunda vez consecutiva. Vale lembrar que o cruzmaltino venceu o Estadual dessa faixa etária em 2012:
- Estamos fazendo um trabalho de correção no sub-13. Houve uma interrupção de planejamento do trabalho e isso dificultou a formulação da equipe durante todo o ano. Tivemos muitas modificações e muitas mexidas, mas já vamos analisar o grupo para ver quem vai subir para o infantil e quem vai nos ajudar na semifinal do Estadual. Na cabeça de muitos o grupo já deveria ter sido fechado, mas isso ainda não foi possível devido a lacuna de trabalho que ocorreu no passado. Estamos terminando de solucionar isso para que a gente possa chegar nas finais do Estadual. O primeiro lugar não é possível, mas o segundo é. Queremos essa posição para poder chegar na semifinal com a vantagem de chegar a segunda partida em casa. Tentaremos o bicampeonato estadual - declarou o treinador ao programa "Só dá Base".
O desejo de terminar a primeira fase do Carioca sub-13 na segunda colocação e conquistar o direito de disputar o segundo jogo da semifinal em casa fará com que Adriano Barreto abra mão de poupar alguns atletas nas últimas duas partidas:
- Infelizmente não conseguimos a classificação antecipada da maneira que a gente gostaria. Temos quatro clubes brigando por três vagas. Classificam quatro, mas uma das vagas já é do Flamengo. Botafogo, Vasco, Nova Iguaçu e Fluminense brigam por três vagas. Acredito que a gente conseguirá conquistar a classificação, principalmente porque Fluminense e Nova Iguaçu ainda irão se enfrentar. Nesse confronto morre um. Iremos brigar para manter o segundo lugar. Se a gente tropeçar, o Botafogo entra como segundo e a gente perde a vantagem para semifinal. Para não perder essa vantagem, iremos manter a equipe padrão nos próximos jogos. Tentaremos também corrigir o que houve de errado nas partidas anteriores. Infelizmente não será a hora de descansar, mas sim de manter. É agora que estamos encontrando e formando uma equipe que pode chegar. Na cabeça de muito, a equipe já deveria ter sido formada, mas muitos atletas chegaram no decorrer da temporada. Só nessa parte do ano nós enfrentamos adversários de peso. Em janeiro chegamos a jogar contra o Grêmio, porém só agora tivemos uma sequência de jogos contra equipes do nível do Flamengo, do Fluminense e do Botafogo. O grupo ainda está aprendendo a jogar essas partidas de peso -
Além do Bangu, os dois times do Vasco da Gama enfrentarão o Madureira na próxima quarta-feira (06/11). A partida acontecerá no Estádio de Conselheiro Galvão. As semifinais começarão a ser realizadas no domingo (10/11).
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco