Neste último capítulo da série “Jogadores & redes sociais”, um case muito interessante a ser apresentado. Um dos maiores ídolos da história do Vasco, a fan page de Juninho Pernambucano fecha o ciclo deste especial.
Criada pelos profissionais Raphael Lavor e Guilherme Neto, com colaboração do francês Samuel Mautray, o perfil de Juninho é relativamente novo, do início deste ano, quando o jogador se transferiu para o NY Red Bull, da MLS.
Uma das preocupações dos profissionais era a falta de destaque de Juninho no Brasil, que ficou um longo período fora do país. “Após sua primeira saída do Vasco para o exterior, Juninho passou muitos anos na França e no Qatar, perdendo de certa forma, destaque na mídia brasileira, mesmo tendo uma carreira vitoriosa ganhando muitos títulos pelo Lyon e Al-Gharafa”, conta Raphael.
Nos Estados Unidos, após passagem pelo Vasco, era o momento ideal para começar.”Por ser uma liga ainda desconhecida do público e para não correr o risco de repetir o que aconteceu em sua primeira saída do país, foi detectado a oportunidade da criação de uma página oficial para o atleta, com conteúdo relevante para os fãs e para a mídia”, ressaltou.
A página começou com conteúdos mais informativos que do próprio atleta, ainda assim, o crescimento ocorreu de maneira imediata. “Tivemos um ótimo retorno e com a página crescendo, foi a hora do jogador ativar as suas qualidades com as palavras. Foi lançado uma coluna “Juninho no Ângulo”, um espaço para o atleta fazer suas críticas, dar opiniões e análises sobre futebol pelo mundo, em alguns casos causando polêmica.”
Com uma carreira vitoriosa na França, onde jogou por oito temporadas no Lyon, é natural que haja em sua página a preocupação de impactar estes torcedores através de postagens em francês. Dos mais de 240 mil seguidores, 29 mil são franceses (12.2% da base).
Uma de suas publicações, por sua vez, foi compartilhada pela fan page oficial do Lyon, o que demonstra a permanente admiração do clube pelo meia. “Diversas matérias já foram produzidas para veículos de comunicação do Brasil e do exterior, através de contatos feitos inicialmente através da página.”
Com uma carreira que se aproxima da aposentadoria, fica clara a preocupação dos profissionais em desenvolver novas ações com Juninho para que a página se mantenha “atraente” no pós-carreira. Neste sentido, bola dentro de Raphael e sua equipe.
Fonte: MKT Esportivo