Pela primeira vez no Campeonato Brasileiro, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) vai premiar a equipe que mais “joga limpo” na competição, através do Troféu Fair Play, em ranking criado pelo ex-árbitro e hoje comentarista de arbitragem Leonardo Gaciba, que no Arena SporTV desta terça-feira ressaltou a necessidade de tal premiação. O líder do ranking é o Vitória, que ocupa o topo dele há dez rodadas, enquanto o Atlético-MG está na “lanterna”. O curioso é que, em relação à competição, os dois times estão quase empatados, com o Galo à frente por um ponto.
- Uma das coisas que eu achava que estava faltando no futebol brasileiro era premiar o jogo limpo, premiar a equipe mais limpa do campeonato - destaca Gaciba.
O Vitória lidera o troféu com apenas 100,1 pontos perdidos, após equação com pesos diferentes para os cartões amarelos, vermelhos, expulsões de treinador, expulsões de membros de comissão técnica e falta cometida. O time baiano, sétimo colocado no Brasileirão e de olho no G-4, tem 52 cartões amarelos e nenhum vermelho, único time até aqui invicto em expulsões. O Flamengo vem logo em seguida, com 105,2 pontos perdidos, com 48 amarelos e três vermelhos, além da expulsão do então treinador Mano Menezes.
Na parte final, o Atlético-MG é o time de pior fair play, com 159,8 pontos perdidos, após somar em 30 rodada a marcar de 81 cartões amarelos e nove expulsões, além da expulsão de um membro da comissão técnica. Apesar disso, o Galo é o sexto colocado no Brasileirão, com 45 pontos, um a mais que o Vitória na classificação.
Outro destaque fica por conta da proximidade do líder Cruzeiro com o lanterna Náutico no Troféu Fair Play. A Raposa, com 115,7 pontos perdidos, é a quinta colocada com 58 amarelos e três vermelhos. Já o Timbu, com 106,6 pontos perdidos, tem o terceiro lugar no ranking do jogo limpo, com 59 amarelos e um vermelho.
Confira a classificação dos clubes no Troféu Fair Play: