Vasco retoma concentração para o clássico diante do Botafogo

Sábado, 19/10/2013 - 18:41
comentário(s)

Depois de ensaiar um retorno ao regime de concentração no início da crise, em setembro, mas depois desistir da prática, o departamento de futebol mandou os jogadores saírem do treino desta manhã no CFZ direto para um hotel na Barra da Tijuca. A volta da concentração é sintomática para o momento vascaíno, depois de uma semana com derrota no campo, que deixou o time mais uma rodada na zona de rebaixamento, invasão de vestiário por torcida organizada e reavaliação, após críticas internas, do planejamento ideal para os atletas.

Através de iniciativa do técnico Dorival Júnior, que encontrou eco no diretor executivo Ricardo Gomes e em alguns jogadores acostumados a um regime que transfere mais a responsabilidade do descanso ao atleta, como Juninho e Cris, o Vasco abandonou a concentração no início da competição. Desde a partida contra o Criciúma, em julho, que os jogadores passaram a se apresentar apenas na hora do almoço nos jogos realizados no Rio. No entanto, os maus resultados e o conhecimento de excessos e falta de preservação de jogadores do elenco fizeram com que o assunto voltasse à tona e fosse reavaliado.

Nessa sexta-feira, horas depois da invasão em São Januário e da pressão que atletas receberam dentro do vestiário e nas dependências do departamento de futebol, o atacante André, suspenso pelo terceiro cartão amarelo, apareceu em público numa boate na Zona Sul. Outros jogadores, como Rafael Vaz, também são motivo de questionamento pela conduta fora de campo, embora o zagueiro, em nota oficial, tenha negado excessos na noite carioca.

A flexibilização da concentração já era estudada desde o ano passado, ainda com o ex-técnico Cristóvão Borges. À época, era também uma forma de protesto pelos salários atrasados e pelas promessas não cumpridas. Mas, no aperto do rebaixamento, a decisão visa a preservação do elenco, das regras no departamento de futebol e, evidentemente, ao foco total no objetivo de escapar do rebaixamento nas últimas nove partidas.

Fonte: GloboEsporte.com