Declaração do Movimento VIRA VASCO
Diante dos últimos acontecimentos relacionados com o processo eleitoral do Club de Regatas Vasco da Gama, propagados pela imprensa esportiva do Rio de janeiro, O Movimento Vira Vasco vem a público reafirmar seu compromisso com a ética, a transparência, a renovação, os torcedores do Vasco e, acima de tudo, com o respeito às melhores tradições da história do Club de Regatas Vasco da Gama.
Renovamos, assim, os princípios gerais que se extraem do Manifesto "Vasco da Gama - A Verdade Doa a quem Doer", recentemente divulgado, de nossa Carta de Constituição, e de nosso Código de Ética, documentos estes todos editados na nossa página do Facebook (VIRA VASCO).
Reiteramos nosso mais veemente repúdio às práticas danosas à imagem e ao patrimônio do CRVG que imperaram por quase oito anos no início desse século, quando, no futebol, conquistamos apenas um campeonato (o carioca de 2003). Repudiamos com a mesma veemência a apatia da administração atual que aprofundou a crise herdada da gestão anterior. No entanto, não podemos ser coniventes e deixar de repudiar com a mesma intensidade qualquer prática que, totalmente estranha às melhores tradições de nosso imaculado pavilhão, lance mão de artifícios que levam para dentro do cenário eleitoral o "vale-tudo", "a lei-de-Gerson", a desfaçatez e o cinismo.
Mantemos-nos firmes e fiéis a nossa luta para que o passado espúrio nunca mais retorne ao nosso glorioso Vasco, mas também nos mantemos firmes e vigilantes em não praticar e não aceitar quaisquer práticas que, sob o argumento de evitar que a presença do mal retorne a São Januário, sejam em si, as práticas usadas pelo mal que pretensamente se diz combater.
Não podemos dar nenhuma redenção a práticas como o "mensalão eleitoral" denunciado pela imprensa, em que o ex presidente do Vasco estaria metido. Contra esse tipo de prática, que institui o "vale-tudo" na disputa eleitoral e mancha nossa história, não pode haver nenhuma trégua.
O Movimento Vira Vasco chama a um combate sem quartel contra esse tipo de imoralidade, sobre a qual nunca se erigirá um Vasco da Gama à altura do Gigante da Colina que só nós nascemos para ser.
Confiantes em nosso DNA cruzmaltino e em nossas reservas que fazem de nós, vascaínos, orgulhosos de nossa história, estamos convictos de que essas práticas não vingarão e caminharemos para um pleito democrático, livre, transparente e vitorioso, onde o Movimento Vira Vasco, cerrando fileiras contra o oportunismo e o retorno da imoralidade e do fracasso do passado recente, e aliado a todos aqueles que comunguem de nossos princípios, idéias, programa e de nosso projeto para conduzir o Vasco a se tornar o maior clube sociodesportivo do mundo, disputará a condução dos rumos da nau vascaína no próximo triênio.
Movimento VIRA VASCO
www.facebook.com/viravasco
Fonte: Divulgação/Movimento Vira Vasco