No gramado do CFZ, Juninho, com semblante de inconformidade, gesticula bastante, enquanto o técnico Dorival Júnior e outros jogadores observam calados. O que era para ser apenas uma reunião de campo e bola acaba se tornando um desabafo do grupo, que teve como porta-voz seu capitão. As imagens flagradas pela LANCE!TV chamam a atenção.
De acordo com apuração do LANCE!Net, o principal ponto foi a logística da viagem para Florianópolis (SC), que, no ponto de vista dos atletas, iniciou errada com a série de grandes deslocamentos e que teve como estopim a escolha do local para o almoço na véspera do jogo contra o Criciúma: uma churrascaria.
O episódio do desabafo teve início após Dorival Júnior paralisar o treino para cobrar uma participação mais ativa dos jogadores em campo. Na análise do treinador, o time se mostrava abatido.
Foi então que Juninho entrou em cena, discordando do técnico e defendendo o grupo, alegando que os atletas deveriam sentir as derrotas, sim, e que não teria como eles estarem normais após o revés no Sul.
Aproveitando a deixa, disparou fatos que, na opinião dos atletas, principalmente os experientes, foram falhos na logística à Floripa, onde ficaram de terça à domingo.
Como o hotel onde estavam não possuía estrutura para treinos com bola, na sexta tiveram que se deslocar ao campo anexo da Ressacada num trajeto de uma hora. Chegando lá, o gramado estava em péssimas condições. No sábado, a atividade foi na cidade de Palhoça (SC), numa viagem de uma hora e meia de ônibus.
Nada, porém, irritou mais Juninho e os experientes do que a escolha por uma churrascaria para o almoço na véspera do jogo. Picanha com gordura, cupim, costela e refrigerante deram o tom, o que enfureceu os mais experientes. Alguns mais jovens não resistiram e se entregaram à orgia gastronômica.
Juninho expôs tudo por dez minutos, Dorival o ouviu calado e, em seguida, o treino recomeçou.
Treino em Macaé também incomoda
Como se já não bastasse o incômodo com a última viagem, os jogadores vascaínos também ficaram insatisfeitos com a mudança de última hora do treino desta quarta, que seria no Rio de Janeiro, mas foi transferido para Macaé.
Na programação inicial, o Cruz-Maltino treinaria nesta quarta à tarde em São Januário e logo depois do jantar partiria para Macaé. Mas o jogo do time feminino do Vasco, contra o Kindermann–SC, pelo Campeonato Brasileiro da categoria, já estava marcado para a Colina, nesta tarde. Este fato obrigou a alteração do treinamento da equipe masculina para o Moacyrzão.
Os jogadores cruz-maltinos foram avisados da mudança somente durante o treino da manhã desta terça, no CFZ. Alguns ficaram incomodados com alteração de última hora na programação.
O grupo viaja para Macaé na manhã desta quarta e a atividade, que será realizada no Moacyrzão, terá início às 16h. Na quinta-feira, enfrenta o Goiás no local, pelo Campeonato Brasileiro.
Com a palavra
Bruno Braz
Setorista do L! que esteve em Florianópolis
"Deslocamento e campo realmente pesaram"
"Estive acompanhando o Vasco em Florianópolis de quarta, dia do clássico contra o Fluminense, até domingo, quando viajei para Criciúma, onde cobri a derrota da equipe. Os jogadores têm razão em alguns pontos.
Embora eles estivessem em um luxuosíssimo resort em Floripa, o hotel não ofereceria campos com padrão Fifa. A solução foi procurar outros locais para treinar.
Na sexta, escolheram o campo anexo da Ressacada. Além do gramado estar em péssimas condições, o local era bastante distante do resort. De táxi, levei uns 45 minutos na estrada. O elenco estava de ônibus.
No sábado, foi ainda pior. O treino foi em Palhoça (SC). Levei uma hora e meia para chegar. O time saiu dali por volta de 12h30 e, para minha surpresa, descobri que o destino foi a churrascaria. Obviamente que não foram os atletas que escolheram este tipo de lugar..."
Logística do Vasco em Santa Catarina
TERÇA,8 DE OUTUBRO
Chegada
O time treinou durante à tarde em São Januário e desembarcou à noite em Florianópolis (SC). O elenco foi direto para o resort.
QUARTA, 9 DE OUTUBRO
Jogo
Na quarta-feira, o Vasco enfrentou o Fluminense, no Estádio da Ressacada, e venceu por 1 a 0, com gol de cabeça do zagueiro Cris.
QUINTA, 10 DE OUTUBRO
Descanso
No dia seguinte à vitória, os jogadores fizeram um regenerativo no resort. A maioria ficou na academia, dividida com hóspedes.
SEXTA, 11 DE OUTUBRO
Ressacada
Na sexta-feira, o time teve um deslocamento de cerca de uma hora de ônibus até o campo anexo da Ressacada. O gramado era muito ruim.
SÁBADO, 12 DE OUTUBRO
Churrasco
Na véspera do jogo com o Criciúma, o time treinou em Palhoça (SC), a uma hora e meia do resort e almoçou numa churrascaria.
DOMINGO, 13 DE OUTUBRO
Derrota
O Gigante da Colina enfrentou o Criciúma no Estádio Heriberto Hulse (SC) e acabou sendo derrotado por 3 a 2.
SEGUNDA 14 DE OUTUBRO
Retorno
Na noite de domingo a delegação pegou o voo de volta para o Rio de Janeiro, desembarcando às 3h30 da última segunda-feira.