Cris eleito o melhor zagueiro da rodada pelo GloboEsporte.com

Sexta-feira, 11/10/2013 - 15:19
comentário(s)

Desde que o Mineirão reabriu, em fevereiro deste ano, o Cruzeiro estava imbatível no estádio. Até a noite da última quarta-feira, eram 20 vitórias e apenas um empate jogando em casa. No entanto, a equipe parou diante do São Paulo, que comandado por Paulo Henrique Ganso, ignorou a posição ruim na tabela e atuou como um digno postulante ao título. O camisa 8 não chegou a fazer gol ou dar assistência, mas conduziu o ritmo da equipe como um verdadeiro maestro. Driblou, finalizou, distribuiu bons passes e ainda controlou a bola quando foi preciso. Por tudo isso, o meia desbancou outros seis concorrentes que obtiveram a mesma nota 8,0 e foi eleito o craque da 27ª rodada do Troféu Armando Nogueira.

Felipe e Léo Moura, do Flamengo, também tiveram atuações de destaque no meio de semana. Na defesa, o goleiro segurou o ataque do Internacional com três defesas difíceis. Na parte ofensiva, o lateral-direito brilhou ao marcar um gol e dar passe para o atacante Hernane fazer o outro na vitória sobre o Internacional por 2 a 1, no Maracanã. O camisa 2 ainda conseguiu três roubadas de bola na partida.

Na Arena Pernambucano, o craque Seedorf ressurgiu. Após várias partidas jogando bem abaixo do que é capaz, o holandês voltou a jogar bem, marcou um golaço com um chute de fora da área e não errou um passe sequer. Com o camisa 10 inspirado, o Botafogo quebrou uma sequência de cinco jogos sem vitórias na competição.

A seleção do campeonato é montada após a apuração das médias de todos os jogadores que disputaram mais de 40% dos jogos no Brasileirão – 16 partidas ao fim do torneio. Os autores das notas de todas as partidas da competição são sempre os comentaristas do SporTV e jornalistas do GLOBOESPORTE.COM. O Troféu Armando Nogueira não tem relação com o Cartola FC.



GOLEIRO

Depois de extrair dois dentes e ficar fora do duelo contra o Vasco, no último domingo, Felipe voltou ao gol do Flamengo em grande estilo. Ele fez três grandes defesas, uma delas aos 47 minutos do segundo tempo em chute de fora da área de Gabriel, e garantiu o triunfo rubro-negro sobre o Internacional, no Maracanã. Pela excelente desempenho, ele recebeu uma nota 8,0 e ficou com a vaga na seleção da rodada. Diogo Silva, do Vasco, e Galatto, do Criciúma, também tiveram ótimas atuações nas vitórias sobre Fluminense e Grêmio, respectivamente, O primeiro ganhou 7,5, enquanto o segundo ficou 7,0.

LATERAL-DIREITO

O Flamengo chegou a sua terceira vitória nos últimos cinco jogos no Brasileirão. E Léo Moura foi peça fundamental para o time rubro-negro somar mais três pontos no campeonato. O camisa 2 abriu o placar com um chute forte de fora da área no primeiro tempo, e deu um cruzamento perfeito para Hernane sacramentar o resultado na segunda etapa. Decisivo, ele entrou na seleção da rodada com uma nota 8,0. Quem chegou mais perto dessa avaliação foi Douglas, do São Paulo, com 7,5. Jogando de maneira ofensiva, ele deixou a sua marca na surpreendente vitória sobre o Cruzeiro, no Mineirão.

ZAGUEIROS

O ditado "nada como um dia após o outro" retrata bem a semana do zagueiro Cris, do Vasco. Depois de falhar no gol do Flamengo, no último domingo, o defensor deu a volta por cima em outro clássico regional. Além de se destacar nos desarmes, ele marcou de cabeça o gol que garantiu a vitória vascaína sobre o Fluminense por 1 a 0, na Ressacada. Merecidamente recebeu uma nota 8,0. Terá como companheiro de zaga Fábio Ferreira, do Criciúma, que ganhou 7,5. Com ótimo posicionamento e tempo de bola, ele segurou o ímpeto do ataque gremista em Porto Alegre. Outros quatro zagueiros receberam nota 7,0: a dupla Lucas Fonseca e Demerson, do Bahia, Paulo Miranda, do São Paulo, e Bolívar, do Botafogo.

LATERAL-ESQUERDO

Assim como Douglas pela direita, Reinaldo também foi beneficiado pela proteção de três zagueiros montada pelo técnico Muricy Ramalho para o jogo contra o Cruzeiro. Ele se lançou ao ataque com mais desenvoltura e conseguiu marcar um gol de cabeça dentro da pequena área, como um legítimo centroavante. Com uma nota 7,0, entrou na seleção da rodada. Quatro jogadores tiveram desempenhos razoáveis e alcançaram a nota 6,5: Raul, do Bahia, Wendell, do Grêmio, Julio Cesar, do Botafogo, e Felipe, do Fluminense.

VOLANTE

O Bahia, enfim, conseguiu bater o Vitória jogando na Arena Fonte Nova. E o grande nome do clássico tanto defensivamente, quanto na parte ofensiva foi Rafael Miranda. Ele cumpriu sua função de impedir o trabalho de criação dos meias rubro-negros, e ainda foi ao ataque marcar o gol que abriu o caminho para os três pontos. Além disso, colocou uma bola na trave do rival. 'Dono' do Ba-Vi, ele recebeu 8,0. Com a mesma nota, Serginho, do Criciúma, também se garantiu entre os melhores da rodada. O camisa 5 do Tigre roubou seis bolas diante do Grêmio, e fez de cabeça o gol que garantiu a vitória do time catarinense no fim da partida.

MEIAS

Paulo Henrique Ganso provou na vitória do São Paulo sobre Cruzeiro que caminha para retomar sua velha forma. Com categoria, o camisa 8 tomou conta do meio-campo, e organizou o time com ótimos passes. Só faltou um gol, que quase saiu em cobrança de falta que caprichosamente bateu no travessão de Fábio. A nota 8,0 reflete bem o rendimento do meia em campo. Ao seu lado na armação da seleção da rodada aparece Seedorf, do Botafogo, que recebeu a mesma avaliação. O holandês ressurgiu na Arena Pernambuco, marcou um belo gol e, principalmente, não errou um passe sequer durante a partida.

ATACANTES

O Coritiba não vencia há sete jogos no Brasileirão, e reencontrou o caminho das vitórias graças a Julio Cesar. O atacante participou de praticamente todas as ações ofensivas do Coxa, marcou o único gol da vitória sobre o Santos, e ainda chutou uma bola na trave. Ele forma dupla com Fernandão, do Bahia, que fez um grande primeiro tempo diante do Vitória e deixou sua marca com uma finalização de canhota. Ambos receberam nota 7,5. As bolas nas redes, aliás, fizeram os dois desbancar Rildo, da Ponte Preta, dos onze melhores neste meio de semana.

Fonte: Sportv.com