A futura raia olímpica da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, recebe neste fim de semana (12 e 13 de outubro) a nova geração de remadores do Brasil. Entre os 149 atletas de 14 a 18 anos inscritos no Campeonato Brasileiro de Remo Júnior, há quatro campeões sul-americanos da categoria disputando medalhas no masculino e no feminino com representantes de 26 clubes de 11 estados, em 105 barcos.
Campeãs continentais no Double Skiff Feminino Júnior, em abril na mesma raia, Beatriz Cardoso, do Flamengo, e Vitória Blanes, do Paulistano, se enfrentam no Skiff Feminino Jr.A. Quinta colocada no Mundial Júnior em agosto, na Lituânia, e ouro no Skiff Feminino Sub-23 no Brasileiro Sênior, sábado passado, Beatriz está também no Four Skiff Jr.A, em prova com cinco barcos inscritos.
No Masculino, Uncas Tales, que ganhou dois ouros individuais no Brasileiro Sênior (Skiff Sub-23 e Sub-23 Peso-Leve), e Augustin Wambersic remam três provas pelo Botafogo, juntos no Double Skiff e no Oito Com Jr.A e separados no Skiff Jr.A, que soma 11 inscritos e terá eliminatória e semifinais no sábado. Companheiro de Uncas no título sul-americano no Double Skiff, Guilherme Gomes também está no Oito Com, e desce o Dois Sem ao lado de David Farias.
Como no Brasileiro Sênior, em que foi campeão, o Botafogo é o clube com barcos em mais provas, participando de todas, com 23 remadores. Flamengo e Vasco estão em 10 disputas, com o rubro-negro tendo mais barcos (17, o mesmo que o Botafogo, contra 10 cruz-maltinos) e mais remadores (26 a 15), com duas guarnições inscritas em sete das 13 provas, contra quatro do Botafogo na mesma situação.
Apesar do predomínio numérico dos cariocas, que têm ainda Loureiro e Guanabara em duas disputas cada, a briga será grande em outras cinco provas com mais de seis inscritos e que também terão eliminatórias no sábado. A com maior número de concorrentes é o Skiff Masculino Júnior B, com 22 remadores entre 14 e 16 anos completados até 31 de dezembro.
Ao todo, 80 atletas de fora do Rio estão inscritos (contra 69 cariocas), sendo 17 de Santa Catarina (Aldo Luz, 10; Martinelli, 6; América, 1); 15 do Espírito Santo (Álvares Cabral, 5; Saldanha da Gama, 4; Caxias; 3, Federação, 3); 12 de Pernambuco (Náutico, 5; Liga Pernambucana de Remo, 5; Sport, 2); 12 do Rio Grande do Sul (União, 11; GPA, 1); sete do Pará (Remo, 3; Tuna Lusa, 3; Paysandu, 1) e de São Paulo (Pinheiros, 4; Paulistano, 3); cinco da Bahia (Itapagipe); dois do Paraná (Y-Guaçu) e da Paraíba (Grêmio); e um do Rio Grande do Norte (União).
Cada clube ou federação estadual pode inscrever até dois barcos por prova. Ao todo, serão seis finais femininas e sete masculinas, sendo quatro para Júnior B (duas de cada), em 1.500 metros, e nove para Júnior A (quatro femininas e cinco masculinas), na distância olímpica de 2.000m. O vencedor ganha 10 pontos, o segundo 6, o terceiro 3 e o quarto 1 ponto. O clube ou federação com maior pontuação será declarado Campeão Brasileiro de 2013. A competição é organizada pela Federação de Remo do Estado do Rio de Janeiro (FRERJ), com apoio da Confederação Brasileira de Remo (CBR).
Fonte: CBR
Nota da NETVASCO: Para saber de quais provas o Vasco participará, clique aqui. Para saber quais atletas vascaínos competirão, clique aqui.