Os vascaínos resolveram comprar o barulho de Juninho Pernambucano nas redes sociais. Inconformados com a ameaça de punição por parte do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), os internautas iniciaram uma campanha de fotos onde reproduzem o polêmico gesto do Reizinho no clássico do último domingo, contra o Flamengo, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília (DF).
Os cruz-maltinos alegam que o gesto em questão foi uma referência à Força Jovem, principal organizada do clube, e não uma ofensa aos rubro-negros, que se situavam atrás do camisa 8 na cobrança de escanteio.
Também utilizando fotos, os internautas mostraram outros exemplos de jogadores que fizeram o mesmo símbolo e não foram indiciados pelo STJD, casos de Ronaldinho Gaúcho e Jô, do Atlético-MG.
A coincidência dos gestos de Juninho e dos atleticanos se dá pelo fato das organizadas de Vasco e Galo terem uma espécie de aliança em conjunto com a principal facção do Palmeiras. Todas as três, desde meados da década de 90, utilizam esta simbologia.
BRINCADEIRAS COM A IMAGEM
Em meio aos protestos por parte dos vascaínos, coube espaço também para provocações e brincadeiras. Montagens com a imagem de Juninho foram feitas com fotos de outras situações, como na final da Copa do Brasil de 2004, quando o Santo André acabou se tornando campeão da Copa do Brasil em cima do Flamengo em pleno Maracanã.