O primeiro passo no caminho da recuperação já foi dado, mas nada como o impulso de uma vitória em um clássico para motivar ainda mais no objetivo de afastar de vez a ameaça de rebaixamento. É com esse pensamento que Flamengo e Vasco entram em campo para o duelo deste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Mané Garrincha, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.
O Rubro-Negro de Jayme de Almeida conseguiu, pela primeira vez neste Brasileiro, vencer duas partidas seguidas, o que levou o time a 33 pontos, cinco acima da zona de degola e oito atrás do Atlético-PR no G-4, levando os jogadores até a sonharem com uma pouco provável disputa por uma vaga na Libertadores do ano que vem. Do outro lado, os comandados de Dorival Júnior quebraram uma incômoda sequência de seis partidas sem vitória no Brasileiro na última rodada, colocaram a cabeça para fora do Z-4 com 28 pontos, mas acabaram voltando, já que o São Paulo bateu o Vitória na noite de sábado e chegou a 30. Só o triunfo faz o Vasco terminar a rodada fora da zona perigosa.
O jogo acontece em Brasília por um acordo entre os clubes, já que o confronto no primeiro turno também foi no Distrito Federal, pois o Maracanã ainda não estava disponível.
O PremiereFC 1 transmite a partida ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha tudo em Tempo Real, com vídeos exclusivos.
AS ESCALAÇÕES
Flamengo: Jayme de Almeida não fez mistério, mas tem uma dúvida. A equipe será a mesma que derrotou o Coritiba no meio de semana, mas o meia Carlos Eduardo pode perder a posição para o volante Luiz Antonio. Com Luiz, o técnico diz que consegue ter um meio-campo mais consistente. Neste caso, Elias seria adiantado para ajudar André Santos na criação. A provável escalação: Paulo Victor, Léo Moura, Wallace, Chicão e João Paulo; Amaral, Elias, Carlos Eduardo (Luiz Antonio) e André Santos; Paulinho e Hernane.
Vasco: com apenas uma mudança em relação ao time que começou as últimas duas partidas, o Vasco de Dorival Júnior mantém o esquema com Pedro Ken e Fillipe Soutto na proteção à zaga no meio de campo, mas pode ter a companhia de Sandro Silva. O volante retornou depois de dois meses de inatividade e jogou o segundo tempo contra o Internacional (3 a 1). Outra opção é do técnico escalar André ao lado de Edmilson para então recuar Marlone para o meio de campo. Willie é uma outra alternativa, porém mais improvável. A provável escalação: Diogo, Fágner, Jomar, Cris, Yotún; Pedro Ken, Fillipe Soutto, Juninho e Marlone; Edmilson e André (Sandro Silva).
QUEM ESTÁ FORA
Flamengo: Felipe, que extraiu dois dentes e se recupera, além de Samir e Diego Silva, machucados.
Vasco : Dakson machucou a coxa direita na vitória contra o Internacional. Tenorio, Guiñazu, Bernardo e Rodolfo ainda se recuperam de lesões e seguem fora de atividade.
PENDURADOS
Flamengo: Carlos Eduardo, Hernane, João Paulo, Leonardo Moura e Wallace.
Vasco: André, Jomar, Juninho, Luan, Sandro Silva e Wendel.
O ÁRBITRO
Ricardo Marques Ribeiro (Fifa/MG) apita o jogo, auxiliado por Marcelo Bertanha Barison (RS) e Rafael da Silva Alves (RS). O árbitro trabalhou em nove partidas neste Brasileiro, inclusive Flamengo x São Paulo, na 15ª rodada, e Internacional x Vasco, pela 6ª rodada. Ricardo Marques aplicou 4,1 cartões amarelos em média e um vermelho (média de 0,1). Ainda marcou média de 32,4 faltas por jogo e assinalou três pênaltis (média de 0,3). O campeonato tem média de 4,3 cartões amarelos e 0,3 cartões vermelhos. São 34,4 faltas em média por partida e 0,2 pênalti por confronto.
ESTATÍSTICAS
Flamengo: apesar dos seis gols marcados nos últimos dois jogos, ainda não dá para dizer que o Flamengo tem um ataque poderoso. No entanto, falta de tentativa não está havendo. Com 14 finalizações em média, o Rubro-Negro é o quarto melhor da competição no quesito. Além disso, o desempenho do Fla em clássico está satisfatório neste Brasileiro: são duas vitórias e um empate.
Vasco: com problemas defensivos notórios - é o segundo time mais vazado da competição -, o Vasco começa a dar sinais de evolução neste setor. Com um gol sofrido nas duas rodadas mais recentes, o Clube da Colina contou com boas atuações do goleiro Diogo Silva, que vem aos poucos arquivando uma deficiência que a equipe tinha debaixo das traves. No ataque, os atacantes do Vasco precisam melhor o posicionamento para fugirem do impedimento. Já foram 66 infrações deste tipo contra o Cruz-Maltino.
NA HISTÓRIA
No ano 2000, no dia 27 de outubro, no Maracanã, o Flamengo aplicou uma goleada de 4 a 0 sobre o Vasco. Com dois gols de Petkovic - sendo um de falta -, um de Adriano e outro de Edílson, de pênalti, o time rubro-negro então comandado por Zagallo não deu chances para a equipe de Oswaldo de Oliveira, que tinha Hélton, Júnior Baiano, Odvan, Jorginho, Clébson, Juninho Paulista, Juninho Pernambucano, Paulo Miranda, Romário, Viola e Pedrinho. Com o resultado, o Rubro-Negro encerrou uma sequência de cinco derrotas seguidas.
Fonte: GloboEsporte.com