O camisa 10 do Vasco trocou a função de criar jogadas para destruí-las. Desde que deixou de ser um meia para assumir o papel de volante da equipe de Dorival Júnior, Pedro Ken vem se destacando nos jogos principalmente pelas roubadas de bola. Na vitória por 3 a 1 sobre o Internacional, em Macaé, o marcador roubou a redonda nove vezes e se igualou a Willians com o recorde de roubadas em um só jogo deste Campeonato Brasileiro. O volante colorado alcançou a marca no empate por 2 a 2 com o Cruzeiro, pela quinta rodada. Ao todo, o Cruz-Maltino recuperou a posse de bola 26 vezes contra só dez do adversário.
Acostumado a ser uma espécie de ponta pelo lado direito do campo, Pedro Ken passou a atuar como segundo volante na derrota por 2 a 1 contra o Atlético-MG, em Belo Horizonte. Na ocasião, ele chegou até a jogar como primeiro homem de marcação depois que Dorival, para tentar buscar o empate, sacou Abuda para a entrada do atacante Willie. Na partida seguinte, apesar do novo revés por 2 a 1, o camisa 10 voltou a desempenhar bem a função contra o Goiás, no Serra Dourada, pela Copa do Brasil. E na penúltima rodada, no 0 a 0 com o Bahia na Fonte Nova, foi o destaque do time com cinco roubadas de bola ao lado de Fillipe Soutto e Fagner. Durante todo o nacional, já roubou 33 bolas.
Apesar de estar se mostrando eficiente na função, Pedro Ken também apresenta regularidade na hora do passe, cometendo poucos erros. Participou de 20 dos 25 jogos do Vasco na competição e, neles, já tentou 331 passes, sendo apenas 25 errados.
O meio-campista é presença certa no clássico do próximo domingo, às 16h, contra o Flamengo, no estádio Mané Garrincha, em Brasília. Com o triunfo por 3 a 1 diante do Internacional, o Vasco saiu da zona do rebaixamento e agora é o 16º colocado, com 28 pontos.
Scout do Vasco
Finalizações: 3
André e Marlone
Passes certos: 36
Fillipe Soutto
Passes errados: 5
Fagner, Yotún e Juninho
Faltas cometidas: 5
Yotún
Faltas recebidas: 4
Fagner
Roubadas de bolas: 9
Pedro Ken
Desarmes: 8
Cris
Fonte: GloboEsporte.com