Oficialmente, a Globo afirma não se envolver com decisões sobre fórmulas de campeonatos. Porém, o blog apurou que a emissora é favorável à realização dos principais Estaduais sem a presença dos grandes clubes na primeira fase. É uma forma de dar mais tempo de preparação aos jogadores dessas equipes, como pedem os atletas.
A etapa inicial seria disputada por agremiações que encerraram suas atividades no ano anterior antes dos clubes maiores. Elas se enfrentariam numa fase classificatória.
Pelo menos no caso do Campeonato Paulista, a mudança não seria bem recebida pelos times do interior. Seus dirigentes alegam que receber em casa Corinthians, Palmeiras, Santos e São Paulo é o único atrativo financeiro para participarem da competição.
No início do mês, numa reunião para apresentar resultados do sistema pay-per-view, Marcelo Campos Pinto, executivo da Globo, deixou claro para os dirigentes ser a favor de mudanças no formato dos Estaduais transmitidos pela emissora. Mas só a partir de 2015, por considerar inviáveis alterações em 2014.
Fonte: Blog do Perrone - UOL