Com 6,8%, Vasco tem a 4ª maior torcida do Piauí, diz pesquisa

Sexta-feira, 27/09/2013 - 09:02
comentário(s)

A Pesquisa da Vez: Piauí – EXCLUSIVO

Detalhamento da pesquisa:

Localidade: Estado do Piauí

Instituto: GPP

Amostra: 645 entrevistas, entre 08 e 13 de agosto de 2013;

Margem de erro: 3,9 p.p

Após detalharmos a configuração de torcidas do estado do Rio Grande Norte – onde até então só conhecíamos o perfil de Natal – replicamos o procedimento, desta vez com enfoque no Piauí. Em novembro de 2012, a capital Teresina foi contemplada neste espaço, apresentando números surpreendentes pela influência paulista acima da média nordestina. Agora, em nova parceria com o Instituto GPP, vemos a tendência ser confirmada para todo o estado:



Não significa que o Rio de Janeiro não comande o estado, pelo contrário: o Flamengo é líder absoluto das preferências, com 34,7% – popularidade dez pontos acima da verificada entre potiguares. A diferença se dá a partir de então, pois Corinthians (9,6%) e São Paulo (9,1%) de fato suplantam o Vasco da Gama (6,8%) – tendo sempre em vista o empate técnico entre os clubes. Na cola dos cruzmaltinos está o Palmeiras (6,3%), última grande torcida do estado. Flamengo do Piauí (2%), Botafogo (1%), Fluminense (0,9%), Santos (0,8%) e Grêmio (0,35) fecham a lista.



Por sexo, verifica-se o tradicional crescimento entre homens, tendo o Fla-PI como exceção. Destaque para o Vasco, que se iguala a Corinthians e São Paulo – ou seja, excluindo torcedoras, vascaínos não estão abaixo das torcidas paulistas. Mas é a análise por faixa etária que reserva os principais resultados, merecendo parágrafos próprios.

Não existe qualquer decréscimo das duas grandes torcidas cariocas: tanto Flamengo quanto Vasco apresentam interessante estabilidade em torno dos números médios (respectivamente, 35% e 6%). Ambos apresentam, ainda, picos na faixa de 35 a 44 anos, fruto dos resultados das eras “Zico” e “Dinamite”. Porém, se não diminuem, Flamengo e Vasco também não crescem entre jovens. Assim, observam de camarote o advento do “fenômeno paulista”.

Tanto Corinthians quanto São Paulo apresentam meros 4% na faixa etária acima dos 60 anos. A partir daí, o crescimento rejuvenescedor de ambos aponta para percentuais de 18,4% e 16,1% abaixo de 24 anos. O processo também é replicado no Verdão, que sai de 2,7% entre idosos para 10,4% entre jovens. O Santos não acompanha o trio-de-ferro, se apresentando modestamente o tempo todo.

Botafogo e Fluminense, ao registrarem traço entre jovens, proporcionam o avanço das torcidas paulistas sobre as cariocas: o somatório Corinthians + São Paulo + Palmeiras + Santos (45,7%) supera Flamengo + Vasco (41,7%). Trata-se de movimentação recente, cabendo monitoramento. A confirmação da tendência fatalmente acarretaria a reversão do televisionamento no estado em desfavor dos times do Rio de Janeiro.

Por instrução e renda:



A elite intelectual do Piauí torce pelos times do Rio: tanto Flamengo (41,9%) quanto Vasco (11,4%) e Fluminense (5,4%) atingem seu auge entre pessoas com formação superior completa. Apenas o São Paulo (15,5%) denota perfil semelhante. O mesmo processo não beneficia o Flamengo-PI, como de costume. Concentração carioca também entre pessoas com maior poder aquisitivo: o quarteto arrebata 58,1 % dos que auferem mais de dois salários mínimos. Neste sentido, a inexistência de faixas de renda mais alta compromete parcialmente a análise.

Um grande abraço e saudações!

E-mail da coluna: teoriadosjogos@globo.com



Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com