O péssimo rendimento do setor defensivo do Vasco este ano se reflete na quantidade de jogadores que já foram testados no gol, nas laterais e na zaga do time em 2013. Em nove meses de temporada, nada menos que 18 jogadores já tiveram a chance de resolver o problema da defesa de São Januário.
Muitos nem estão mais na Colina, como o lateral-direito Elsinho, o lateral-esquerdo Thiago Feltri, e os zagueiros André Ribeiro, Dedé e Douglas.
A falta de continuidade do setor é, inclusive, apontada como um dos motivos para o fato de o Vasco passar a temporada inteira sofrendo gols em excesso.
— O problema do Vasco é que o time campeão da Copa do Brasil foi o último que o torcedor conseguiu decorar a escalação. Depois disso, as mudanças têm sido muitas. Fica complicado para o treinador dar um padrão de jogo. Acho muito difícil que um jogador que era tenha sido titular no Carioca esteja neste time do Brasileiro — afirmou Acácio.
De fato, do time que começou a disputa do Campeonato Carioca, nenhum outro jogador defesa segue na equipe titular. No primeiro jogo da temporada, contra o Boavista, o setor defensivo foi composto por Alessandro, Abuda, Dedé, Douglas e Wendel. Hoje, o time deverá ter Michel Alves, Fagner, Cris, Rafael Vaz e Wendel, que depois de atuar durante muito tempo na sua posição original, voltou a ser improvisado na lateral esquerda.
A última contratação do Vasco para o setor, o zagueiro Cris, ainda não conseguiu passar confiança na equipe titular. Mas tem sido mantido pelo técnico Dorival Júnior, que oscila entre Rafael Vaz e Jomar para fechar a zaga.
A DEFESA EM 2013
GOLEIROS
Alessandro (16 jogos), Michel Alvez (13) e Diogo Silva (19);
LATERAIS
Elsinho (14), Fagner (13) e Nei (25), Henrique (9), T. Feltri (3), Dieyson (7) e Yotún (19);
ZAGUEIROS
André Ribeiro (6), Cris (10), Dedé (15), Douglas (2), Jomar (11), Luan (10), Rafael Vaz (13) e Renato Silva (22).
Fonte: Extra