O ano de 2013 está sendo muito importante para o Botafogo. Além de ter conquistado o Campeonato Carioca, vencendo tanto a Taça Guanabara como a Taça Rio, o clube carioca faz bela campanha no Brasileiro, na briga pelo título e pelo retorno à Taça Libertadores em 2014.
E o ano marca também o centenário de um dos principais símbolos do Alvinegro: o estádio de General Severiano.
Para marcar os 100 anos do tradicional campo, que foi inaugurado em 13 de maio de 1913, foi lançado neste sábado o livro "General Severiano - 100 anos de um campo glorioso". Com prefácio do jornalista Mauro Beting, a obra relembra a história do estádio, das principais partidas lá realizadas e dos jogadores que desfilaram o seu talento no local.
A obra no terreno da Rua General Severiano foi iniciada em 1912 e o campo foi inaugurado no ano seguinte, com a vitória do Botafogo sobre o Flamengo por 1 a 0, gol de Mimi Sodré.
Em 1934, o Alvinegro conquistou ali o título carioca, ao derrotar o Andarahy por 2 a 1. Três anos depois, o clube iniciou uma campanha para ampliar o estádio, que foi reinagurado em 28 de agosto de 1938, com um clássico entre Botafogo e Fluminense, vencido pelos donos da casa por 3 a 2.
Dez anos depois, recebeu a sua mais famosa partida: a final do Carioca de 1948, em que o Botafogo superou o Vasco, base da seleção brasileira da Copa de 50, por 3 a 1. O estádio recebeu naquele 12 de dezembro aproximadamente 20 mil torcedores, recorde de público no estádio.
Nos anos 50 e 60, o campo foi a base de treinos de muitos craques que fizeram história no futebol mundial, como Nilton Santos, Garrincha, Didi, Zagallo, Amarildo e Jairzinho.
Mas nos anos 70, com problemas financeiros, o clube acabou vendendo a sua sede para a Vale do Rio Doce e transferiu o departamento de futebol para Marechal Hermes.
O terreno ficou abandonado por anos. Após longa campanha realizada por botafoguenses ilustres e anônimos, o clube recuperou a posse de sua histórica sede em 1992.
Atualmente, além da sede administrativa, o local reúne um campo para treinos, apartamentos para concentração, ginásio e piscinas. Parte da área abriga um shopping center.
Fonte: Blog Memória E.C. - GloboEsporte.com
Fonte: O estádio de General Severiano foi palco do 1º jogo do Vasco, em 3 de maio de 1916, contra o Paladino FC. Para saber mais, clique aqui.