Em uma briga direta para decidir quem terminará a primeira fase do Campeonato Estadual na segunda colocação, a equipe mirim (sub-13) enfrenta na manhã deste sábado (21/09) o Fluminense. Quem vencer dá um passo gigantesco para só terminar a fase inicial atrás apenas do favoritíssimo Tijuca, que tem 100% de aproveitamento. O Departamento de Basquetebol convoca os vascaínos para apoiar a garotada nessa partida de suma importância. Latas de cerveja Brahma serão liberadas para quem comparecer.
A partida será às 10:30h no ginásio do Forninho, em São Januário. Quem perder já praticamente assegura a vaga nas quartas de final com a terceira colocação. Para esse jogo, os vascaínos não terão à beira da quadra o treinador David Gaglanone. Tudo devido a uma enorme vergonha que, infelizmente, não é incomum. A vitória tijucana foi por 67 a 37.
No último domingo, em partida contra o Tijuca, um árbitro da dupla escalada para apitar o jogo, Marcelo Cardoso, avisou faltando cerca de cinco minutos para o jogo começar que não poderia arbitrar a partida. A partir daí, uma série de equívocos se sucedeu.
Com um árbitro escalado anteriormente como mesário ao seu lado, o outro árbitro escalado para a partida, Gustavo Petrosemolo Saraiva, passou a apitar tudo contra o Vasco. O pivô do Tijuca ficava cerca de 20 segundos no garrafão (a regra prevê no máximo três segundos) e o juiz via, mas, estranhamente, fazia vista grossa. Além de diversas outras marcações contra o Vasco.
Quando o treinador do Vasco, David, passou a questionar o árbitro Gustavo, sofreu uma falta técnica. Quando passou a contar o tempo que o pivô do Tijuca ficava no garrafão e perguntou ao árbitro se isso estava certo, de maneira completamente autoritária e estranha, o árbitro desqualificou o treinador do Vasco, que está fora dessa partida decisiva contra o Fluminense.
O Departamento de Basquetebol do Vasco chegou a ameçar entregar um ofício à Federação declarando tal árbitro como persona non grata, mas decidiu não fazê-lo. O presidente da Federação deu a palavra de que esse árbitro não mais seria escalado em jogos do Vasco. Resta saber se a falta de representatividade do Vasco continuará fazendo estragos e o clube achincalhado e desrespeitado...
Neste sábado, o sub-15 e o sub-17 complementam a rodada tripla, também contra o Tricolor.
Campanha do Vasco da Gama no Campeonato Estadual Mirim (Sub-13):
06/04 – Vasco da Gama 86 x 14 ABIG/Jequiá (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
13/04 – Flamengo 33 x 42 Vasco da Gama (local: Gávea)
20/04 – Vasco da Gama 67 x 35 Municipal (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
01/05 – Vasco da Gama 73 x 21 ABEQT (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
04/05 – Vasco da Gama 39 x 76 Tijuca Tênis Clube (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
11/05 - Vasco da Gama 50 x 36 Botafogo (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
19/05 - Fluminense 45 x 55 Vasco da Gama (local: Laranjeiras)
08/06 – Vasco da Gama 61 x 46 Central (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
10/08 – ABIG/Jequiá 29 x 61 Vasco da Gama (local: ginásio do Jequiá Iate Clube)
24/08 – Vasco da Gama 39 x 47 Flamengo (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
28/08 - Botafogo 48 x 53 Vasco da Gama (local: General Severiano)
01/09 - Club Municipal 54 x 52 Vasco da Gama (local: ginásio do Club Municipal)
07/09 - ABEQT 54 x 86 Vasco da Gama (ginásio do Comary, em Teresópolis)
15/09 - Tijuca Tênis Clube 67 x 37 Vasco da Gama (local: ginásio do Tijuca Tênis Clube)
21/09 - 10:30h: Vasco da Gama x Fluminense (local: ginásio do Forninho, em São Januário)
Fonte: Blog CRVG Em Todos os Esportes - Supervasco