Enquanto o Vasco vai pro espaço no Brasileiro, um cruzmaltino segue em direção a Marte. Humberto Quintas, conhecido como o Astronauta Vascaíno, se inscreveu em um programa que tentará habitar o Planeta Vermelho.
— O Vasco é uma nave um pouco desgovernada, mas ainda dá tempo de corrigir — opina o advogado que virou um astronauta amador.
E se engana quem acha que a mudança pra Marte é uma forma de abandonar o clube na zona de rebaixamento. Pra ele, vascaíno é vascaíno em qualquer lugar (do mundo e até fora dele).
— Já passei alguns perrengues para acompanhar o Vasco de longe. Lá em Marte, na melhor das hipóteses, vou saber dos resultados com uns 20 minutos de atraso — explica.
O sonho de ganhar uma passagem só de ida pro Planeta Vermelho, onde ninguém colocou os pés, é real. O projeto chama-se Mars One e foi criado por um holandês. Cerca de 150 mil pessoas se inscreveram para participar de um enorme processo de seleção, onde 24 pessoas serão escolhidas. Os testes físicos e psicológicos vão virar um reality show, que, vendido pra TVs do mundo inteiro, arrecadará dinheiro para financiar a viagem em 2020.
Humberto não é marinheiro de primeira viagem e, por isso, vem forte na disputa. O brasileiro já fez treinamento espacial nos EUA e foi até a Rússia para uma viagem à estratosfera (região que fica na beira da Terra com o espaço):
— De lá, a gente olha pra cima e não vê mais o céu azul. Já é tudo preto. Incrível!