Detalhamento da pesquisa:
Localidades: Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra – ES.
Instituto: Futura
Amostra: 401 entrevistas, entre 24 e 25 de abril de 2013;
Margem de erro: 4,9 p.p
Ainda que não seja uma das melhores pesquisas quanto à metodologia, o grande mérito do Instituto Futura, do Espírito Santo, reside na frequência com que elabora pesquisas na região da Grande Vitória. Desde 2001 as cidades de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra se veem mapeadas todos os anos. Os resultados podem ser conferidos abaixo:
Antes, uma importante ressalva. Os números não contemplam os 25% de torcedores que responderam não torcer por time nacional algum. Sendo assim, tratam-se dos percentuais entre os torcedores da Grande Vitória. Mas o Blog Teoria dos Jogos tem por hábito divulgá-los com base na população – como forma de se identificar possíveis potenciais de crescimento do mercado. Por isto, adaptamos a estatística na tabela a seguir:
Na primeira coluna temos os números médios da série histórica exatamente como colocados na Figura 1 – ou seja, tomando por base apenas os torcedores. Na segunda coluna, adapta-se a série histórica à população total (ou seja, contemplando os não-torcedores). Estes são os números a serem considerados para a Grande Vitória. A terceira coluna, sob os mesmos critérios, apresenta apenas os números de 2013. O confronto da segunda com a terceira coluna denota o viés das torcidas: tendências de crescimento, estagnação ou queda.
Ainda que praticamente todas as movimentações ocorram dentro da margem de erro, duas torcidas apresentam tendência de crescimento na metrópole capixaba: Flamengo e Corinthians. Rubro-negros são os que mais crescem em termos absolutos, enquanto corintianos aumentam bastante em termos percentuais. No extremo oposto, o Vasco e Fluminense são os que mais perdem adeptos. Apesar da queda em 2013, a série histórica demonstra alguma estabilidade nos números do Botafogo. Tecnicamente estagnados, pouco se pode dizer a respeito dos demais.
O Blog Teoria dos Jogos opta por não publicar os números por cidade, faixa etária, sexo, escolaridade e renda ao considerar alta a margem de erro em cada uma das inúmeras tabulações*. Mas àqueles que estiverem interessados, o trabalho segue disponível no site do instituto.
* Para tanto, o ideal seriam 400 entrevistados e cada uma das quatro cidades.
Fonte: Blog Teoria dos Jogos - GloboEsporte.com