De acordo com os atuais gestores das categorias de base do Vasco da Gama, um dos grandes responsáveis pelo bom momento do clube neste setor é o primeiro vice-presidente geral Antônio Peralta. Foi o mesmo que promoveu melhoras no Centro de Treinamento de Itaguaí e o deixou em condições para receber as promessas cruzmaltinas.
Durante o jantar promovido para homenagear os campeões da Taça Belo Horizonte Sub-20 e da Copa da Amizade Brasil-Japão Sub-15, o dirigente conversou com a reportagem do programa Só dá Base, do grupo Só dá Vasco, e destacou a melhora que as divisões inferiores tiveram nos últimos meses, principalmente após a chegada do ex-zagueiro Mauro Galvão para o cargo de diretor-executivo:
- Lógico que estamos muito alegres hoje. O Vasco está voltando a eclodir na base, que estava adormecida há muito tempo. Esse foi um trabalho muito bem elaborado, organizado e programado três anos atrás. Quando eu resolvi assumir a base e convidar as pessoas certas, tive que afastar algumas pessoas que estavam no clube. Afastar não é desmerecer ninguém, mas buscar as pessoas certas. Buscamos o Mauro Galvão, Sorato, o Mário Reigota e outros mais. Com eles passamos a querer o Vasco do futuro. O Vasco do presente não temos ainda condições de garantir, mas o Vasco do futuro é esse aí. O Vasco que ganhou dois títulos importantes. Não ganhamos vencendo qualquer time, mas jogando contra grandes clubes, como Cruzeiro, Atlético Mineiro e Santos. Esses são times que investem muito na base. Nós vencemos eles e mostramos que temos muito potencial. Até alguns jogadores nossos foram convocados para a Seleção, o que mostra que temos jogadores de potencial. O trabalho está sendo feito. Estamos buscando fazer o Vasco do amanhã e graças a Deus está dando certo - afirmou com exclusividade ao programa Só dá Base.
Conforme relatado por Peralta, algumas mudanças precisaram ser feitas para que o Vasco da Gama melhorasse seu desempenho nos torneios de base. Além de Mauro Galvão, citado no início da matéria, Sorato e Luiz Felipe, técnicos do juniores e do infantil, chegaram. Segundo o dirigente, as mudanças foram promovidas com o apoio do presidente Roberto Dinamite:
- Conversamos com o presidente, que é um homem do bem, e falei para que tínhamos que mudar tudo. Você não muda de pai, de mãe e de filho, mas no seguimento esportivo temos que um mudar se os resultados não chegam. O Roberto concordou, não questionou e me deu total liberdade para promover as mudanças. Hoje temos uma equipe séria e que vai dar a nossa instituição muitas alegrias formando bons jogadores. Temos uma comissão séria também. O Vasco está num caminho bom, o Vasco está no caminho certo - disse o vice-presidente ao programa Só dá Base com exclusividade.
Com informações do Programa Só dá Base/Só Dá Vasco.
Fonte: Blog Meninos da Colina - Supervasco