A vitória por 3 a 0 sobre o Náutico, na última quinta-feira, na Arena Pernambuco, mostrou uma característica do Vasco no Campeonato Brasileiro. Se o sistema defensivo ainda busca o acerto definitivo, o ataque manteve o "nível G-4" e marcou três gols em uma mesma partida pela quinta vez na competição nacional.
Com 29 tentos assinalados, o Cruzmaltino tem o quarto melhor ataque do torneio. O desempenho é semelhante ao dos times que ocupam a zona de classificação para a Copa Libertadores de 2014 e deixa o técnico Dorival Júnior convicto de que o trabalho está no caminho certo.
Apenas Cruzeiro (41 gols), Atlético-PR (34 gols) e Botafogo (30 gols) balançaram mais as redes do que o clube de São Januário. A equipe marcou três gols nos jogos contra Internacional (derrota por 5 a 3), Fluminense (vitória por 3 a 1), Criciúma (vitória por 3 a 2), Cruzeiro (derrota por 5 a 3) e Náutico (vitória por 3 a 0).
O Vasco só não fez gols em duas partidas, quando foi derrotado por Vitória (2 a 0) e Flamengo (1 a 0). O acerto entre os setores é o desejo de Dorival Júnior e uma meta já para os próximos jogos do torneio.
"A equipe precisa amadurecer. Contra o Náutico, por exemplo, não levamos gols. Mas as coisas precisam acontecer de maneira mais rápida no conjunto. Esse é o trabalho que buscamos desenvolver aqui", explicou.
Um dos pontos fortes para o bom desempenho ofensivo é o veterano Juninho, que entrou no segundo tempo e foi importante no triunfo sobre o Náutico.
"O Juninho faz falta em qualquer time, imagina em uma equipe jovem como a do Vasco. Ele é diferenciado e não estará sempre em campo até pela própria condição que apresenta. Ele foi importante e ajudou a mudar o panorama do Vasco", encerrou.
Com 23 pontos, o Cruzmaltino está em 10ª lugar na tabela do Campeonato Brasileiro. No próximo domingo, o time enfrenta o Atlético-PR, às 18h30, em São Januário, na rodada que marca o encerramento do primeiro turno.
Fonte: UOL