Volante com idade de juvenil, titular nos juniores e convocado ao mesmo tempo para as seleções brasileiras sub-17 e sub-20, Danilo está próximo de ser vendido pelo Vasco. Embora haja outros concorrentes - entre eles fundos de investimento de fora do país -, a diretoria negocia o cabeça de área com o Liverpool. Os valores discutidos com o clube inglês giram em torno de 3,5 milhões (R$ 10,9 milhões) a 4 milhões de euros (R$ 12,5 milhões) - o Vasco tem 60% dos direitos econômicos do garoto.
Nascido na Bahia, na cidade de Simões Filho, Danilo Barbosa da Silva foi revelado pelo Vitória e chegou ao Vasco em 2011, no infantil. Ele é da geração que venceu o Campeonato Carioca em 2011 e formou a base vascaína do time que conquistou o Sul-Americano Sub-15 pela Seleção no fim daquele ano. Eleito revelação e segundo melhor jogador na sétima conquista do Torneio Sub-20 de Toulon pela seleção brasileira, este ano, ele só poderá se transferir definitivamente quando completar 18 anos - em 28 de fevereiro de 2014.
Até lá, no entanto, o jogador, que tem contrato com o Vasco até março de 2015, pode nem chegar aos profissionais. Em constante serviço às seleções de base - neste momento convocado para duas categorias -, Danilo fez dois gols contra o América-MG nas quartas de final da Taça Belo Horizonte, na última terça-feira. Dois dias depois, classificou-se para a final junto com o time, ao eliminar o Fluminense nos pênaltis.
Procurado pelo GLOBOESPORTE.COM, o diretor geral do Vasco, Cristiano Koehler, admitiu que há interesses de clubes de fora do país pelo jogador. No entanto, negou que a negociação esteja próxima de ser fechada.
- Temos recebido especulações e sondagens. De mais de um time, de fundos de investimento e empresas. Mas não está fechado. Existem informações que foram trocadas (entre clubes). Mas neste momento está estagnado, até porque não tem a ver com janela de transferências e ele não pode sair agora - disse o dirigente vascaíno.
O empresário Stephane Krause, ex-sócio da empresa alemã que administra a carreira de jogadores de todo o mundo (Rogon), trabalha com Danilo desde os 12 anos. Ele admitiu que já recebeu diversos contatos e sondagens, principalmente depois do campeonato deste ano em Toulon. Mas, segundo o representante do garoto, o plano de carreira que tem para o jogador é mantê-lo no Vasco até chegar ao profissional. O que não deve acontecer este ano, já que, depois que retornar da Taça Belo Horizonte, o garoto vai numa semana para a Seleção sub-17, na outra para a sub-20 e, de outubro ao fim de novembro, caso seja convocado novamente, jogará o Mundial Sub-20, na Arábia Saudita.
- Há muitas pessoas e muitos clubes que acompanham a carreira dele e de outros meninos que são convocados desde muito cedo. Sempre que acontece uma convocação, há sondagens, mas ele nem pode sair do Vasco agora, não tem 18 anos. E o Vasco ainda tem direito de renovar o contrato dele - despistou o empresário, que ainda citou o caso de Vitinho, agora ex-jogador do Botafogo, que se valorizou mais com poucos jogos no profissional e foi vendido para o CSKA Moscou.
Em São Januário, no entanto, a informação que corre pelos bastidores é a de que o Vasco, através da diretoria do futebol profissional, não do departamento amador, pode fechar a negociação em poucas semanas. Há detalhes burocráticos - desde a moradia da família fora do país até a forma de pagamento pelo jogador - que precisam ser resolvidos e estudados por empresários e clubes.
Danilo foi campeão sul-americano sub-15 em 2011 e sempre despertou a atenção de olheiros e empresários, que trouxeram sondagens e passaram a acompanhar o desempenho da jovem promessa. Além do Liverpool, o Inter de Milão chegou a sondar a contratação do jovem jogador, porém foi o time inglês que abriu negociação. Danilo hoje mora com a mãe e o irmão, próximo ao centro de treinamento do Vasco em Itaguaí, para onde costuma ir aos treinos de bicicleta. Os dois vieram da Bahia recentemente para ficar perto do garoto. O Vasco empregou o irmão dele na portaria do CT. Mas as ofertas de fora do país fazem a diretoria balançar.
Se confirmada a transação de Danilo, será mais um da geração de 1996 - campeã estadual e base da seleção sub-15 campeã sul-americana em 2011 - que nem chega ao profissional do Vasco. Antes, Mosquito e Foguete se transferiram para o Atlético-PR e São Paulo, respectivamente. Índio, que tem 60% dos direitos econômicos pertencentes à DIS, tem grandes chances de treinar no profissional ainda este ano. Sendo assim, ficará ao lado de Baiano, que revelou adulteração de idade (o popular gato) no ano passado, mas seguiu no clube e foi integrado aos profissionais este ano.