Casa de muitos jogadores estrangeiros nas últimas temporadas, o Vasco viveu decepções em sequência. Contratou alguns que mal entraram em campo. Desta vez, no entanto, a frequência tem sido maior, com nomes de nível mais alto. Contra o Nacional-AM, nesta quinta-feira, em São Januário, será a primeira vez desde 2007 que três deles serão titulares de uma só vez.
Com Juninho poupado e André fora por já ter jogado a Copa do Brasil pelo Santos, Montoya e Tenorio terão nova chance. E se juntam a Yotún, que retomou a vaga de Henrique. Curiosamente, há um de cada país: Colômbia, Equador e Peru. Completa a lista de gringos o argentino Guiñazu, que se machucou logo na estreia, em julho, e só retorna em cerca de dois meses para completar a legião mercosul cruz-maltina.
Na outra ocasião, os que se destacavam eram os argentinos Dudar e Conca e o colombiano Martín García. O atacante, porém, ficou apenas três meses, marcou três gols e aceitou proposta do Necaxa-MEX. De lá para cá, em 2008 e 2012 até houve três gringos no elenco, mas jamais atuaram lado a lado. Na vitória sobre o Olaria no Carioca da última temporada, Chaparro e Tenorio foram titulares, mas o equatoriano saiu machucado antes de Abelairas entrar.
Quando Montoya foi contratado, o irreverente Tenorio se prontificou a ajudá-lo, enaltecendo a parceria entre os países, e comemorou mais uma companhia no idioma.
- Montoya é um compatriota, Equador e Colômbia são como irmãos. É um jogador que tem muita condição e, como somos estrangeiros, falamos a mesma língua e já nos demos muito bem. Eu, como sou mais experiente, estou aqui para ajudá-lo.
A lista de estrangeiros desde 2007:
2012 - Chaparro, Abelairas e Tenorio
2011 - Chaparro e Irrazábal
2010 - Matías Palermo e Irrazábal (em períodos diferentes)
2009 - Benítez e Pedro Vera
2008 - Villanueva, Pinilla e Abubakar (em períodos diferentes)
2007 - Dudar, Conca e Martín García
Fonte: GloboEsporte.com