O placar de 2 a 0 no jogo de ida é tratado pelos profissionais do Vasco como uma vantagem significativa para confirmar nesta quinta-feira a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil. O time enfrenta o Nacional-AM, às 21h50 (de Brasília), em São Januário, e pode até perder por um gol de diferença para avançar no torneio nacional. O objetivo é driblar qualquer surpresa desagradável e impedir o sexto vexame em casa na história da competição.
Campeão da Copa do Brasil em 2011, o Cruzmaltino já sofreu cinco eliminações no Rio de Janeiro para equipes de menor expressão. Remo (1991), CSA (1992), 15 de Novembro (2004), Baraúnas (2005) e Gama (2007) tiraram o clube de São Januário do torneio que leva à disputa da Copa Libertadores. A série de tropeços é lembrada pela torcida como um sinal de alerta para o confronto contra o Nacional-AM.
Eliminado em oito ocasiões na fase de oitavas de final, o Vasco é considerado favorito no duelo e trabalhou principalmente a concentração do elenco em uma situação favorável nos dias que antecederam ao confronto. Desfalcado de Fagner, que viajou para Alemanha com o objetivo de resolver problemas particulares, o técnico Dorival Júnior também não vai contar com Rafael Vaz e André. Os dois já atuaram por Ceará e Santos, respectivamente, na competição.
Por outro lado, Juninho Pernambucano e Wendel realizam trabalho com a preparação física e também estão fora. Montoya, Marlone e Tenorio formam o setor ofensivo após a transferência de Eder Luis para o futebol dos Emirados Árabes.
"Conversei bastante com os jogadores. Não teremos mais a possibilidade de recuperação. Se acontecer uma surpresa, não existe o terceiro jogo para buscar o resultado. Precisamos entrar em campo com concentração total. Fiz o alerta para que o Vasco não deixe a distração tomar conta. Desta forma, as nossas chances aumentam consideravelmente", explicou o técnico Dorival Júnior.
Nacional-AM escala time reserva
A missão do Vasco aparentemente será facilitada pela decisão do Nacional-AM em escalar os reservas no Rio de Janeiro. Depois da derrota na primeira partida, o técnico Léo Goiano afirmou que irá priorizar a disputa da Série-D do Campeonato Brasileiro. Com isso, o profissional pretende utilizar o jogo contra o Vasco apenas para fazer observações. O goleiro Gilberto deve ser o único titular entre os 11 atletas da agremiação amazonense.
"Se fossemos imprudentes, levaríamos um time correndo risco de se desgastar. Vamos com uma equipe competitiva e avaliar possibilidades. É um jogo de luxo para o nosso clube e existe a possibilidade de vencermos. O Nacional-AM tem um elenco forte e está motivado para enfrentar mais uma vez o Vasco da Gama", encerrou.
Fonte: UOL