A abertura da Copa Vasco 2013, copa oficial de núcleos, neste fim de semana, teve grandes jogos e boa presença de público. Ao todo, entre sábado (24) e domingo (25), cerca de 3.500 pessoas foram ao CT Antônio Soares Calçada, em São Januário. O sol forte, em ambos os dias, não impediu que os lances bonitos e a farra de gols acontecesse. As famílias puderam matar as saudades de ver seus filhos jogando bola, em suma, praticando esporte e competindo com lealdade. Nada mais sadio. Nada mais cruzmaltino.
No sábado, o melhor jogo foi Feras da Colina 6 x 5 Diagonal-A, pelo mirim, com muitas reviravoltas no placar, o Diagonal foi um adversário duro de ser batido. Só que o destaque do confronto haveria de ser do time vencedor. Fundamental o triunfo foi Patrick, autor de 4 gols. O pequeno meia, de 13 anos, é um jogador de muita habilidade.
Outro jogão foi Beer Ball-B 3 x 2 Academia de Esportes CRVG, um verdadeiro clássico no pré-mirim. Ambos os times mostraram que devem ir longe na competição. O zagueiro Vítor, de apenas 11 anos, e já chamado de “Monstro” pela comissão técnica do B.Ball, segurou (quase) tudo lá atrás e foi o nome do jogo. Seu ídolo também é reconhecido como um monstro da zaga: Thiago Silva.
No domingo, dois duelos chamaram a atenção. O primeiro, pelo pré-mirim, teve 15 gols: Vasco Macaé-A 8 x 7 Educ Sports-A. Destacou-se o meia Matheus, de 10 anos, que balançou a rede duas vezes. Muito habilidoso, tem bom passe e finaliza bem a gol, além de ter raciocínio rápido – acima da média para um garoto da sua idade. Apesar de ter Messi como ídolo, Matheus é destro. O que não o impede de ter um estilo parecido com o do craque argentino.
À tarde, um atacante ambidestro, coisa rara, foi o destaque de Vasco Araruama 3 x 1 Academia do Gol-A, pelo infantil. Trata-se de Marcelo, autor de dois gols no jogo. Nascido em 1998, histórico ano do Vasco da Gama, Marcelo tem faro de artilheiro e prende a bola muito bem. Lembra, para citar alguém da vitoriosa campanha da Libertadores de 98, o ex-jogador Luizão. Marcelo tem como ídolo Edmundo, que brilhou na conquista do Nacional de 1997.
Fonte: Site oficial do Vasco