Aconteceu neste último sábado (24/08/2013), no Bar da Portuguesa, em Ramos, o I Encontro de Colecionadores Club de Regatas Vasco da Gama. O evento foi um sucesso! Diversos expositores de todos os cantos do Rio de Janeiro mostraram com orgulho suas camisas do Vasco de diversas épocas do clube. Além do bom gosto de ser vascaíno, o ambiente também propiciou a exposição de lindos mantos sagrados, boas conversas, recordações diversas e um delicioso bacalhau.
A equipe do Web Vasco foi representada pelos colunistas Marcus Simonini (também editor do Blog Incondicionalmente Vasco) e Marcelo Paiva e pelos editores André Pedro e Luiz Carlos Rocha. Também estava presente Raimundo Almeida, que participa do grupo voluntário que luta pela Revitalização do Entorno de São Januário.
Dentre os prêmios bom de boca, o Bar da Portuguesa foi eleito em 2010 como o boteco com a melhor gastronomia, pela Revista Veja Rio. Não foi por acaso que o músico Alfredo Viana da Rocha Filho, popularmente conhecido como Pixinguinha escolheu o local para frequentar e fazer refeições.
O Programa Caldeirão Vascaíno, em conjunto com WebVasco e o Blog Incondicionalmente Vasco, levou três camisas casuais do Vasco da Gama para serem sorteadas na hora. Os ganhadores Ricardo Alemão, Rodrigo Carneiro e Cristian Rodrigues serão entrevistados amanhã, no Programa Caldeirão Vascaíno (Rádio Livre, 1440 AM/RJ).
Entre os que foram prestigiar o evento estavam os representantes do Programa Dívida Zero Ricardo Alemão, Fernando Veiga e Guilherme Santos. Thiago Figo representou a Torcida Organizada Vasmetal. Leandro Brandão foi homem da Cruzada Vascaína.
Misturado nos populares presentes estavam Irani Mota que veio especialmente para o Encontro. Dona Sueli veio da Bahia só para participar. Mais de 1.000 camisas foram mostradas. Com valores incalculáveis as mesmas foram muito admiradas. Desde ao anos 40 até camisas oficias atuais.
Segundo os idealizadores Paulo Gomes, Allan Vieira, Paulo Pires, Gustavo e Rodrigo Bob (na ordem da foto) já explanaram a vontade de ter outro Encontro devido a todo sucesso deste. O tradicional grito de casaca não faltou.
Também foi observada vasta presença das crianças, devidamente a caráter. Os pequenos estavam encantados com tantas camisas do Gigante da Colina no mesmo ambiente. Conversando com os baixinhos a equipe de Web Vasco descobriu que além da tradição os símbolos também foram motivos de escolha: “Eu gosto do Vasco porque ele tem a camisa mais bonita do Rio, do Rio não, do Brasil, do Brasil não do mundo! A cruz é linda”, disse A., de apenas 8 anos, que ainda completou: “Só o papa tem a cruz”, em observação a batina do pontífice.
Como dizia o saudoso sambista Dicró todos nós nascemos vascaínos, ao longo da vida alguns desgarram. Esta tese define bem a visão dos pequenos vascaínos. Abaixo seguem as fotos do evento (clique em cada uma para ampliar).