TORCEDORES DO VASCO CONDENAM A VIOLÊNCIA. E GARANTEM A SEGURANÇA DOS CORINTHIANOS.
Se depender das Torcidas Organizadas do Vasco a paz está decretada na guerra que vem repetindo a cada rodada da Taça Ouro, em jogos de equipes de Estados diferentes.
Ontem, grande parte das 42 facções do Vasco, esteve em São Januário e houve a garantia que os torcedores corinthianos que vierem ao Rio amanhã poderão torcer e retornar em paz para São Paulo.
Dulce Rosalina, Chefe da Renovascão, fez no entanto uma reivindicação considerada justa por todos.
“De nada adianta a gente tratar bem aqui e depois voltarmos a ser massacrados em jogos fora do Rio. O Vasco deve oficializar a CBF um pedido para que em casos que a Torcida adversária agredir o visitante o Time da casa perca os pontos. Isso não é novidade e inclusive é muito comum nos Campeonatos Europeus. Cremos ser a única maneira de conter essa incontrolável violência.”
Os Chefes de Torcidas Organizadas só não podem é garantir a paz em sua totalidade.
Eles só respondem por seus componentes.
“Lá no meu trabalho, disse Zeca dos Pequenos Vascaínos, um grupo que não integra a nossa Torcida garantia que vai meter o pau nos paulistas. Isso não podemos impedir.
É trabalho da Polícia. O que garantimos é a disposição de atender a nossa Diretoria e receber com flores aqueles que nos receberam com pedras”.
Fonte: Jornal Última Hora 30 de Março de 1983
Apesar de tudo, ainda é muito grande o ressentimento da Torcida do Vasco em relação ao tratamento recebido em São Paulo, no primeiro jogo contra o Corinthians.
O Chefe da Torcida Força Jovem Ely Mendes foi claro.
“Vamos ver o que acontecerá na hora do jogo. Fomos verdadeiramente massacrados em São Paulo. Por que temos que tratar bem quem nos tratou muito mal? Tudo vai depender do clima do momento.”
Fonte: Jornal Última Hora 29 de Março de 1983
OS TORCEDORES DO CORINTHIANS ESTÃO PREOCUPADOS COM POSSÍVEIS HOSTILIDADES QUE IRÃO ENFRENTAR NO RIO DE JANEIRO.
No último jogo entre o Corinthians e o Vasco em São Paulo houve muita briga entre as Torcidas dos dois Clubes. As várias facções de Torcidas do Corinthians prometem levar um bom número de pessoas ao Maracanã para evitar problemas.
Quatro das principais facções da Torcida do Vasco, Pequenos Vascaínos, Renovascão, Força Jovem e a TOV, garantiram ontem em documento a Diretoria do Clube, que não irão hostilizar nem provocar brigas com as Torcidas corinthianas que estiverem hoje no Rio.
Dulce Rosalina, da Renovascão, uma das mais antigas Chefes de Torcida Carioca, falou em nome do grupo.
“Fomos massacrados em São Paulo pelos corinthianos, mas não vamos devolver aqui no Rio. O pessoal do Corinthians pode vir que, da parte das Torcidas Organizadas, não haverá hostilidade ou violência.“
Fonte: Folha de São Paulo 31 de Março de 1983
Mais não foi bem isso que aconteceu, ocorreram várias brigas.